17 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
cinema 03 de Maio de 2013
Curtas Sadinas em ação

Quatro dezenas de filmes participam na edição deste ano do Curtas Sadinas, a realizar este mês, certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal que regressa em formato de concurso nacional de curtas-metragens.

Quinze trabalhos na categoria Ficção, 11 em Animação, sete em Escolar e seis em Documentário Regional, num total de 39 obras selecionadas, estão a concurso no Curtas Sadinas 2013, com a exibição dos filmes agendada entre os dias 10 e 12, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O concurso distingue obras nas categorias de Animação e Ficção, cada uma com prémios de dois mil euros, Documentário Regional, com o vencedor a receber 1500 euros, e Curta-Metragem Escolar, premiada com mil euros.

A cerimónia de abertura é no dia 10, às 21h30, seguindo-se a atuação da banda “Um Corpo Estranho” e a exibição do primeiro conjunto de filmes a concurso. A exibição dos restantes filmes a concurso decorre nos dias 11, às 15h30 e às 21h30, e 12, às 15h30.

Também no dia 12, às 21h30, realiza-se a cerimónia de entrega de prémios, evento que inclui ainda o visionamento do documentário “Bela Vista”, de Filipa Reis e João Miller Guerra.

O júri do concurso é composto pelo realizador José Nascimento, pela produtora executiva da Sardinha em Lata, Rita Rio, e pela vice-presidente da Federação Portuguesa de Cineclubes, Margarida Mateus.

Realiza-se ainda um conjunto de atividades extraconcurso, como uma animação musical com o DJ Silva e projeção de curtas-metragens vencedoras em edições anteriores, dia 10, às 22h30, no Pátio Dimas da Casa da Cultura.

No dia seguinte, às 18h00, igualmente na Casa da Cultura, é exibida curta de animação “Desassossego”, de Lorenzo Degl’Innocenti, e inaugurada uma exposição, patente até 2 de junho, que permite conhecer os bastidores da produção do filme.

Também extraconcurso, realiza-se, no Cinema Charlot, um conjunto de sessões destinadas ao público infanto-juvenil.

As primeiras, dia 9, às 09h30 e às 14h30, têm como público-alvo crianças do 1.º ciclo e de jardins de infância, numa seleção de curtas-metragens do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal.

No dia 10, nos mesmos horários, são exibidos filmes para alunos das escolas secundárias, numa mostra de obras vencedoras do Festival Monstra.

Uma sessão “Pais & Filhos” decorre no dia 12, a partir das 11h00, com uma seleção de filmes “Monstrinha”, do Festival Monstra.

O concurso Curtas Sadinas promove uma série de atividades ao longo do ano, como as “Conversas com Realizadores”, com a presença de jovens cineastas locais, que discutem com o público os processos de elaboração das suas obras.

“As Curtas Vão à Escola” e “Pais & Filhos”, para públicos infanto-juvenis, são outras iniciativas, com a exibição de seleções de curtas-metragens provenientes do espólio das edições anteriores do concurso e do Festroia.

Em 2013, o Curtas Sadinas tem como parceiros da Câmara Municipal a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, a Associação Festroia, a Sociedade Musical Capricho Setubalense, a Casa d’Avenida, o Passo do Olival e o Setúbal na Rede.

São igualmente parceiros do projeto a revista online “Rua de Baixo” e os festivais “Monstra” e “Shortcutz Lisboa”.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign