23 de Outubro de 2017
11º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
religião 13 de Fevereiro de 2014
D. Gilberto celebra jubileu episcopal

Os 25 anos da ordenação episcopal de D. Gilberto Canavarro dos Reis, bispo diocesano de Setúbal, foram celebrados no dia 12, à tarde, na Igreja Catedral de Santa Maria da Graça, com a presença de bispos de todo o País.

O jubileu, assinalado com uma eucaristia especial na Sé, contou com a presença de 25 bispos, assim como de outros membros do clero, incluindo o patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Na cerimónia, o bispo de Setúbal, prestes a completar 74 anos, ao destacar a importância de a Igreja ir ao encontro de toda a sociedade, realçou que a Diocese de Setúbal, tal como todas as outras, não pode estar fechada sobre ela mesma e deve procurar novos métodos de evangelização centrados nas pessoas.

Na alocução, D. Gilberto agradeceu a presença da assembleia naquele momento especial, gratidão alargada à presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira, que também esteve no evento.

Um dos momentos altos foi a leitura, pelo núncio apostólico em Portugal, de uma mensagem enviada pelo Papa Francisco que congratula D. Gilberto Canavarro dos Reis pelo jubileu episcopal e elogia o vasto trabalho dinamizado pelo bispo de Setúbal.

D. Gilberto Délio Gonçalves Canavarro dos Reis nasceu a 27 de maio de 1940, em Barbadães de Baixo, Vila Real. Foi ordenado padre em 1963 e, durante uma década, desempenhou as funções de bispo auxiliar no Porto. A 12 de fevereiro de 1989, na Igreja Matriz de Chaves, da qual era pároco, é ordenado bispo, numa nomeação feita pelo Papa João Paulo II.

Lidera a diocese de Setúbal há mais de 15 anos, à qual chegou a 21 de junho de 1998, para substituir D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal, que também marcou presença na cerimónia de dia 12. Neste período, ordenou 26 padres e prepara a ordenação, em julho deste ano, de mais dois.

Antes do jubileu episcopal de D. Gilberto Canavarro dos Reis decorreu ainda uma reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign