18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
mobilidade 22 de Setembro de 2017
De bicicleta para o trabalho

Colaboradores de vários setores da Câmara Municipal de Setúbal deslocaram-se a 22 de setembro de bicicleta para o trabalho em resposta a um desafio lançado no âmbito do programa das comemorações locais do Dia Europeu Sem Carros.

A iniciativa “De Bicicleta para o Trabalho – Bike to Work – Somos CMS” realizou-se pela primeira vez no ano passado, resultante da formalização da adesão da autarquia ao projeto “Compromisso pela Bicicleta”, promovido pela Universidade de Aveiro.

Neste Dia Europeu Sem Carros, que motivou o corte de trânsito na Praça de Bocage, funcionários responderam ao apelo de se deslocarem de bicicleta para o trabalho, numa ação de sensibilização para a necessidade de encontrar alternativas de mobilidade urbana mais amigas do ambiente.

“A Câmara Municipal tem trabalhado sempre em prol de uma qualidade ambiental melhor para Setúbal, até porque temos a responsabilidade acrescida de estarmos rodeados pela Serra da Arrábida e pelo Estuário do Sado”, sublinha o vereador do Urbanismo, André Martins.

O autarca recorda que o município tem realizado investimentos para construir um “concelho mais amigo do ambiente e com melhor qualidade de vida para as populações”, através da criação das condições necessárias para uma melhor circulação pedonal na cidade e para facilitar as deslocações em bicicletas.

“Temos um plano de ciclovias para a cidade e algumas estão já bastante avançadas. O objetivo é construirmos mais ciclovias à medida que vamos intervindo no espaço público. Creio que dentro de um ano a primeira fase do plano da rede de ciclovias estará concluída.”

Para os trabalhadores da autarquia que responderam ao apelo do Dia Europeu Sem Carros, as deslocações em bicicleta na cidade não se resumem a esta ação, pois, normalmente, este é o meio de transporte que utilizam para chegar ao local de trabalho.

É o caso de Vítor Valido, que ganhou o gosto pelas pedaladas na adolescência e chega todos os dias na sua bicicleta aos Paços do Concelho. “Além de contribuir para um melhor ambiente, é mais saudável”, garante.  

A mesma opinião é partilhada por Alexandra Manata, que organiza diariamente a sua vida para deixar primeiro os filhos na escola e depois ir a casa dos pais buscar a bicicleta para se deslocar para o local de trabalho.

Como utilizadora habitual deste meio de transporte, assegura que “é muito fácil e prático circular na cidade de bicicleta, basta estar atento”.

Além desta iniciativa e do corte de trânsito na Praça de Bocage, até às 17h00, Setúbal assinalou o Dia Europeu Sem Carros com ações destinadas a sensibilizar a população para a importância da adoção de soluções de mobilidade partilhada e de utilização de meios de transportes mais ecológicos.

O programa, promovido localmente pela Câmara Municipal no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade, este ano com o tema “Mobilidade verde, partilhada e inteligente”, incluiu, no principal largo da cidade, uma mostra de veículos amigos do ambiente, como carros híbridos e elétricos da Toyota e da Citroën, e bicicletas da Bike Zone.

No mesmo local, o Teatro do Elefante realizou mais uma etapa do Carapau de Corrida, projeto artístico de arte em proximidade atualmente a decorrer na cidade, dedicado, neste dia, ao tema “Arte e histórias em viagens”.

O Dia Europeu Sem Carros em Setúbal levou, ainda, à Casa da Baía, ao Edifício Sado, aos Paços do Concelho, ao Cinema Charlot – Auditório Municipal e ao Fórum Municipal Luísa Todi a mostra “Curtas da Mobilidade”.

Através desta iniciativa, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, promoveu a exibição, ao longo do dia, de curtas-metragens sobre a mobilidade das populações.

A TST – Transportes Sul do Tejo também se associou à data, permitindo que os utentes transportassem bicicletas nas carreiras 601 e 608.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign