22 de Outubro de 2017
13º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
concerto 17 de Março de 2014
Dead Combo levam Setúbal ao México

Os Dead Combo apresentaram no Fórum Municipal Luísa Todi, no dia 14, o novo álbum “A Bunch of Meninos”, projeto que, juntamente com outras músicas mais antigas da dupla, conquistou o público em duas horas de concerto.

A sala esgotada contava viajar com as histórias de Tó Trips e Pedro Gonçalves e foi exatamente isso que aconteceu durante o espetáculo em que, através de guitarras, violas, violoncelo e teclas, como que se levantou voo em direção a aventuras marialvas por ruas e becos do Cais do Sodré e até ao deserto do México.

O próprio palco transportava permanentemente para outro local que não fosse o Fórum Luísa Todi, decorado com um santuário a lembrar a veneração à Santa Muerte, crença com contornos religiosos, popular no México e nos Estados Unidos e frequentemente associada à atividade criminosa naqueles países. Tudo em harmonia com a imagem das “personagens” Dead Combo, que sugerem as figuras de um cangalheiro e um gangster.

Ao longo da noite Tó Trips foi apresentando as músicas, num alinhamento sabiamente gerido entre temas do novo álbum “A Bunch of Meninos” e de projetos mais antigos, como “Lusitânia Playboys” e “Vol. II – Quando a Alma não é pequena”.

De poucas palavras, a dupla conseguiu ainda assim fazer rir a plateia por várias vezes, ao contar as estórias por trás de algumas músicas, como a dos músicos de jazz que resolveram “beber uns copos no Cais do Sodré e acabaram a noite por levar umas chapadas”, enredo que deu origem a “Lusitânia Playboys”.

Também se ouviram palmas para outros “argumentos” musicais, com preocupações mais sociais e reais, como o de “Malibu Fair”, que relembra a Tó Trips “os tempos de puto, em que havia uma coisa chamada Feira Popular”, em Lisboa, e que fechou “porque aparentemente a malta vivia acima das possibilidades”. Ao músico “pelo menos não roubam as memórias”.

O suor a escorrer pelas faces da dupla não serviu de desculpa para evitar os vários encores que se seguiram no final do concerto e a ovação em pé sob a qual os Dead Combo abandonaram a principal sala de espetáculos de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign