16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
fórum 21 de Outubro de 2016
Debate promove saúde pelo desporto

O papel da atividade física na promoção de comunidades saudáveis está em análise no dia 27 no VI Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, a ter lugar no Fórum Municipal Luísa Todi.

O encontro, organizado pela Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e pela Câmara Municipal de Setúbal, reflete sobre temáticas como comunidades saudáveis para todos, numa perspetiva inclusiva e considerando a importância da atividade física na promoção de estilos de vida saudáveis, e o bem-estar físico, mental e social.

O Fórum da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, com inscrições abertas até dia 24, através do endereço redemunicipiossaudaveis@gmail.com ou da página redemunicipiossaudaveis.com, congrega municípios, parceiros e população para a partilha de experiências e definição de estratégias locais de promoção da saúde e da qualidade de vida das populações.

A sessão de abertura, marcada para as 09h45, conta com intervenções do presidente do Conselho de Administração da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, Joaquim Santos, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e de um representante do ministro da Saúde.

Após um momento cultural, o encontro, que integra o calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, prossegue às 11h20 com uma sessão plenária sobre Comunidades Saudáveis para Todos, moderada pela coordenadora técnica da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, Mirieme Ferreira.

Nesta primeira sessão, o psicólogo da educação José Morgado faz uma apresentação sobre “Territórios Inclusivos e Saudáveis”, enquanto o presidente da Associação de Paralisia Cerebral de Almada e Seixal, José Patrício, aborda “Desporto com Sentido”. O diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, Luís Liberato, fala sobre “Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”.

Da parte da tarde, com início às 14h30, decorre uma segunda sessão plenária, intitulada “Bem-Estar Físico, Mental e Social”, que tem como moderadora a socióloga e assessora de comunicação do Hospital Garcia de Orta, Ivone Dias.

A sessão conta com intervenções de Teresa Figueiredo, da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, sobre “A Atividade Física na Promoção de Estilos de Vida Saudáveis”, e da coordenadora do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Infantil de Setúbal, a psicóloga clínica Júlia Vinhas, acerca de “A Importância do Desenvolvimento das Competências Sociais Através da Prática Desportiva”.

A mesa é composta ainda por Fátima Baptista, da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa, que faz uma “Avaliação da Atividade Física e do Comportamento Sedentário no Âmbito de Programas de Intervenção”, e pelo treinador de futebol campeão europeu de sub-18, Hélio Sousa, que analisa o “Desporto Enquanto Escola de Vida”.

Após as intervenções, decorre, às 16h45, a assinatura da Declaração de Setúbal – Compromisso para 10 Metas e Desafios na Promoção da Saúde.

Segue-se a sessão de encerramento, às 17h00, com intervenções previstas do presidente da Assembleia Intermunicipal da Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, José Maria Costa, da membro do Conselho de Administração do organismo Manuela Calado e do vereador da Câmara Municipal de Setúbal com o pelouro da Inclusão Social, Pedro Pina.

A Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, constituída em 1997, tem como objetivo apoiar a divulgação, implementação e desenvolvimento do projeto Cidades Saudáveis nas autarquias que pretendam assumir a promoção da saúde como uma prioridade da agenda dos decisores políticos.

Atualmente com 34 municípios do continente e ilhas, baseia a intervenção nos princípios da equidade, sustentabilidade, cooperação intersetorial e solidariedade.

O organismo promove um conjunto de iniciativas que dão a conhecer o trabalho que desenvolve, ao mesmo tempo que estreita a cooperação entre os municípios associados e parceiros, através da troca de experiências e de boas práticas na área da saúde.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign