20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
inclusão 25 de Novembro de 2013
Deficiência com semana temática

Um encontro sobre igualdade de género e deficiência é um dos destaques da “5.ª Semana Temática da Deficiência”, iniciativa da Câmara Municipal de Setúbal a realizar entre os dias 3 e 8, com diversas atividades.

Seis painéis temáticos integram o programa do “Encontro sobre Igualdade de Género e Deficiência”, evento agendado para o dia 5, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com a participação de vários especialistas que trabalham naquelas áreas de intervenção social.

A sessão de abertura do encontro, às 09h30, conta com a presença do vereador da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Autarquia, Pedro Pina, do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional para a Reabilitação, José Serôdio, e da presidente da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, Fátima Duarte.

Segue-se um conjunto de conferências cujo primeiro tema, “Igualdade de Género”, é dinamizado por Maria da Silva, consultora das Nações Unidas. Continua com “Deficiência e Igualdade de Género”, temática explanada por Andreia Marques, perita do Conselho da Europa para a área da deficiência e igualdade de género.

O encontro prossegue com a conferência “Intimidade e Deficiência: cidadania sexual e reprodutiva das mulheres com deficiência em Portugal”, dinamizada por Ana Santos, investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

A encerrar o período da manhã decorre o painel “(Des)Igualdades na Aceitação e Vivência da Deficiência”, com as participações de Paula Pinto, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa, Ana Figueiredo, da Consulta de Desenvolvimento do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar de Setúbal, e de António Gamito, diretor do Departamento de Psiquiatria do Centro Hospitalar de Setúbal.

Na parte da tarde, o encontro é iniciado com “(Des)Igualdades no Percurso Escolar, Formativo e Profissional”, tema explorado por Florbela Gomes, professora jubilada da Unidade de Ensino Estruturado da EB das Amoreiras, Manuela Monteiro, coordenadora do Centro de Reabilitação Profissional da APPACDM de Setúbal, José Santos, da Autarquia, e Isabel Rebelo, da SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social.

O conjunto de intervenções temáticas culmina com “(Des)Igualdades no Envelhecimento”, dinamizado por Maria Quintela, da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, pelo sociólogo José Nogueira e por Aura Duarte, do Centro Distrital de Segurança Social de Setúbal.

A partir das 17h00 decorre a sessão de encerramento e debate.

A “5.ª Semana Temática da Deficiência” inclui ainda um conjunto de atividades, que começam no dia 3, às 17h00, com a inauguração da exposição “Vamos Pintar um Mundo para Todos”. A mostra, patente na Biblioteca Municipal de Setúbal até dia 13, pode ser vista de segunda a sexta-feira das 09h00 às 19h00 e aos sábados das 14h00 às 19h00.

No dia 4, a Casa da Cultura acolhe a iniciativa “Um Dia com a Arte”, um conjunto de workshops de expressão musical, cultural, plástica e dramática, direcionados a técnicos e colaboradores da área social, que decorrem ao longo de todo o dia na Sala José Afonso.

No mesmo dia, igualmente na Casa da Cultura, das 14h00 às 15h30, também na Sala José Afonso, realizam-se “Momentos de Arte”, com as peças “Sou igual a ti”, pelo Grupo Rodança da APPACDM de Setúbal, e “Bairro do Amor”, do Grupo Pensar Teatro, da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco.

As atividades de dia 4 culminam com uma sessão do Ciclo de Conversas Interculturais subordinada ao tema “Às Voltas com… A arte e a participação das pessoas com deficiência”, encontro agendado para as 21h30, no Café das Artes da Casa da Cultura.

No dia 6 decorre a ação de formação “Roteiro para a Prevenção e Intervenção em Contexto Institucional. Situação de Maus Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, na sala polivalente da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A “5.ª Semana Temática da Deficiência” inclui ainda o debate “As Autarquias na Promoção dos Valores de inclusão e Direitos das Pessoas com Deficiência e Respetivas Acessibilidades”, dia 7, às 15h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, encontro organizado em parceria com a Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes.

O programa desta semana temática, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, termina com o espetáculo “Rampit – Tudo Sobre Rodas”, dia 8, às 16h00, no Fórum Municipal Luísa Todi, um projeto de dança inclusiva subordinado ao tema “Somos Todos Iguais” interpretado pelo grupo Tudo Sobre Rodas, com direção e encenação artística de João Silva.

Para Informações e inscrições em iniciativas da “5.ª Semana Temática da Deficiência” deve ser contactado a Divisão de Inclusão Social da Autarquia, pelo telefone 265 545 170 ou pelo endereço de correio eletrónico disoc@mun-setubal.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign