20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
Desfile 07 de Outubro de 2011
Desfile de vestidos de chita

O “I Concurso de Vestidos de Chita”, promovido pela Associação de Moradores do Bairro da Anunciada (AMBA), realiza-se no dia 15, no Salão de Convívio João José, na sede da coletividade setubalense, com 18 participantes inscritas.

Uma apresentação individual, um desfile a concurso e uma coreografia integram o evento, com início às 18h00, no qual mulheres de várias idades mostram os vestidos de chita que idealizaram e produziram com ou sem ajuda de costureiras.

Do total de 18 inscritas, 11 participam na categoria de juniores, para nascidas entre 1986 e 1996, e as restantes na de seniores, nascidas até 1961. A maioria concorre a título individual, mas há também quem provenha de coletividades, nomeadamente da União Cultural, Recreativa e Desportiva Praiense, da União Desportiva e Recreativa das Pontes e do Grupo Desportivo Independente.

Os critérios de avaliação contemplam aspetos artísticos, analisados de acordo com estilo, postura, detalhe, sentido de apresentação, criatividade e originalidade, e características técnicas, como dinamismo, atenção do público e do júri, autoconfiança, projeção visual e sincronismo dos participantes.

O público paga um bilhete de 15 euros, que, além dos desfiles, dá direito a jantar e a assistir a um espetáculo de variedades com os artistas Sara Margarida, “Xena” e António Serrano.

O concurso, organizado com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que tem um representante no júri, atribui prémios às três primeiras classificadas e de simpatia e fotogenia, aos dois grupos etários.

A iniciativa pretende contribuir para a recuperação histórica deste produto nacional tão característico que resulta em vestidos com estampas de cores fortes, geralmente florais, e tramas simples e dar a conhecer algumas das principais manifestações artísticas que envolvem a cultura e o movimento do desfile.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign