18 de Outubro de 2017
17º
max. 18º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
artes 11 de Maio de 2017
Designers de capas de Zeca em sessão

José Santa-Bárbara, José Brandão, João de Azevedo e Alberto Lopes, designers dos 13 álbuns originais de José Afonso, encontram-se no dia 12, à noite, na Casa da Cultura, para partilhar histórias e curiosidades do lado estético do cantautor português.

“Mas Quem Vencer Esta Meta, Que Diga Se A Linha É Recta” dá título ao encontro com início às 22h00, na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, impulsionado no âmbito do ciclo Muito Cá de Casa, organizado pela DDLX – Design de Comunicação e pela Câmara Municipal de Setúbal.

Os quatro designers que trabalharam com José Afonso na conceção estética dos álbuns marcam presença num encontro com o público, de participação gratuita, em que partilham momentos em torno do design e revelam aspetos menos conhecidos de pormenores gráficos.

José Afonso foi pioneiro, não só por inaugurar uma nova maneira de fazer música, mas também pela apresentação dos trabalhos. Num tempo em que as capas que envolviam os discos se limitavam a reproduzir a fotografia do autor, desafiou artistas a “vestir” o trabalho musical.

A conversa com os designers é dinamizada no âmbito da exposição “Mas Quem Vencer Esta Meta, Que Diga Se A Linha É Recta”, composta por ampliações fotográficas das capas e de pormenores gráficos dos 13 discos originais de José Afonso, de “Baladas e Canções”, de 1964, a “Galinhas de Mato”, de 1985.

A mostra, que tenta seguir uma linha temporal por ordem de edição, do primeiro ao último álbum, está dividida por artistas, ou seja, associa cada uma das capas dos discos a um designer. João de Azevedo e José Brandão assinaram, individualmente, um trabalho, Alberto Lopes, dois e José Santa-Bárbara, nove.

A exposição “Mas Quem Vencer Esta Meta, Que Diga Se A Linha É Recta”, título correspondente a um verso da música “De não saber o que me espera”, do disco “Fura Fura”, pode ser visitada até dia 28, de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, sexta e sábado das 10h00 à 01h00 e domingo das 10h00 às 20h00.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign