13 de Dezembro de 2017
10º
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 21 de Abril de 2016
Desporto adaptado em encontro

Cerca de meia centena de agentes ligados ao treino desportivo de pessoas com deficiência participaram num encontro realizado no dia 16, ao longo do dia, no auditório da Escola Secundária D. João II.

O Fórum de Treinadores – Treino Desportivo em Pessoas com Deficiência, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal, pelo Comité Paralímpico de Portugal e pela Confederação dos Treinadores de Portugal, integrou o calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, que a autarquia proporciona ao longo do ano, neste caso na vertente programática Desporto para Todos.

O encontro, que contou com a participação de 42 pessoas, pretendeu ser um espaço de reflexão, troca de conhecimentos e partilha de experiências no treino das pessoas com deficiência e mostrar a importância da adaptação das instituições às necessidades específicas destes atletas.

A sessão de abertura do fórum contou com intervenções do presidente do Comité Paralímpico de Portugal, Humberto Santos, do presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira, e do diretor do Departamento de Cultura, Educação, Desporto e Inclusão Social da autarquia, Luís Liberato Batista.

O seminário incluiu um painel dedicado aos treinadores, dinamizado por Danilo Ferreira, da Federação de Andebol de Portugal, António Raposo, ex-treinador de atletismo, Rui Gama, treinador de natação adaptada no Sporting Clube de Portugal, Joaquim Nunes, coordenador de ténis em cadeira de rodas da Federação Portuguesa de Ténis, moderado pelo presidente da Confederação de Treinadores de Portugal, Pedro Sequeira.

O período da manhã desenvolveu outro painel, a cargo de João Casal, do Instituto Superior de Ciências Educativas, Luís Rama, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Jorge Infante, da Faculdade de Motricidade Humana, com moderação de Paulo Sá, do Instituto Universitário da Maia.

O encontro retomou de tarde com um painel a cargo dos atletas Nelson Lopes, de natação, Luís Santos, de andebol, e Luís Costa, de ciclismo, moderado por Luís Gonzaga, da Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

O último painel, dedicado a federações, moderado por Pedro Sequeira, contou com Nuno Pimenta, diretor técnico da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, Fernando Tavares, da direção da Federação Portuguesa de Atletismo, António Vasconcelos Raposo, vice-presidente da Federação Portuguesa de Natação, e António Carneiro, diretor técnico do Comité Paralímpico de Portugal.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign