16 de Dezembro de 2017
12º
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
feira 15 de Julho de 2016
Desporto dá ritmo a Sant'Iago

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 dá ritmo à edição deste ano da Feira de Sant’Iago, certame a realizar entre 29 de julho e 7 de agosto, no Parque Sant’Iago, nas Manteigadas, e no qual são esperados mais de 300 mil visitantes.

“Em 2016 somos Cidade Europeia do Desporto e, claro, o tema da feira teria de ser o desporto e tudo o que tem sido a organização desta fantástica jornada desportiva na nossa cidade”, destacou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, na manhã de dia 15, na apresentação do certame na Casa da Baía.

A Feira de Sant’Iago, com mais de quatro séculos de história e que reúne no Parque de Sant’Iago feirantes, tendas de artesanato, pavilhões institucionais e dezenas de diversões, dedica o pavilhão da autarquia ao ano desportivo sem precedentes que o concelho está a viver até dezembro.

O Pavilhão do Município, espaço com 250 metros quadrados “esteticamente muito forte”, revelou Sérgio Mateus, coordenador do Serviço Municipal de Comunicação e Imagem, partilha a atividade desportiva já realizada no âmbito do programa municipal em curso e dá a conhecer a panóplia de eventos ainda em agenda.

Outro motivo de interesse é uma mostra dedicada ao fotógrafo setubalense Américo Ribeiro, “uma exposição que foge ao tradicional”, sublinhou Sérgio Mateus, realizada no âmbito do 110.º aniversário do nascimento da personalidade sadina, instalada numa zona central do certame organizado pela Câmara Municipal de Setúbal.

O Ambiente e o Turismo também estão em destaque, ambos em quiosques dedicados. O primeiro dá enfase ao Pacto de Autarcas, compromisso para redução da emissão de gases com efeito de estufa, enquanto o segundo mostra, num stand que já percorreu várias feiras europeias, a oferta turística do concelho e da região.

“O cartaz musical continua a ser, a par da própria feira e de tudo o que ela tradicionalmente tem, um forte motivo de atração”, com um programa eclético “construído a pensar em todos os públicos”, salientou Maria das Dores Meira. O evento mantém o mesmo orçamento de edições anteriores, ou seja, 400 mil euros.

O Palco Setúbal volta a ser o epicentro do programa cultural do certame e recebe alguns dos artistas mais conhecidos do grande público. Entre os espetáculos agendados, sobressai o concerto de Tiago Bettencourt, logo no dia inaugural, a 29 de julho, e de Marco Paulo, no encerramento, a 7 de agosto, ambos com início às 23h00.

O cartaz da Feira de Sant’Iago para o mês de julho reserva ainda o regresso dos Deolinda à cidade sadina, no dia 30, às 23h30. O dia seguinte, 31 de julho, é dedicado às famílias, com o espetáculo Vila dos Heróis, às 18h00. À noite, a partir das 21h15, o palco é de dois grupos típicos setubalenses, “Os Massacotes” e “Os Alcorrazes”.

O programa de espetáculos de agosto começa, no dia 1, com concertos de Mestiço, com Luís Represas e Paulo Flores, às 21h00, e de Carolina Deslandes, às 23h00. No dia seguinte, a 2, o palco é de Miguel Guerreiro e de António Zambujo, espetáculos agendados, respetivamente, para as 21h30 e para as 23h00.

Átoa, às 21h30, e Carlão, às 23h00, são destaque no dia 3 no Palco Setúbal, espaço que recebe, a 4, Supernova, às 21h45, e Cais do Sodré Funk Connection, às 23h00. Já no dia 5, o cartaz musical reserva concertos com o Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, às 21h45, e com Cuca Roseta, às 23h00.

No penúltimo dia do certame, a 6, atuam Branco, às 21h45, e Dengaz, às 23h00. Já no dia 7, além do concerto de encerramento com Marco Paulo, às 23h00, há novamente um espetáculo dedicado às famílias, às 18h00, com “O Mundo Fabuloso de Bocage”, do Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico.

Pelo Palco Setúbal, ao longo dos dez dias do certame, passam ainda vários artistas locais, como o Joaquim Gouveia Urban Trio e a Grande Filarmónica de Setúbal, a par de fadistas e de formações e concorrentes premiados nos concursos de Bandas de Garagem de Setúbal e de Fado de Setúbal.

“Este ano o Palco Setúbal acolhe todos os artistas, locais e nacionais, enquanto a Praça do Mundo é dedicada às atividades desportivas”, adiantou Ana José Carvalho, chefe da Divisão de Cultura. Acrescentou que o cartaz musical aposta num “programa diversificado, com música para todos os gostos e públicos”.

A Feira de Sant’Iago 2016 volta também a apostar no Palco Bares, um espaço cultural localizado na zona das tasquinhas, com espetáculos por artistas locais, sempre das 20h00 às 21h30. “É um mini palco. A experiência do ano passado correu bem e este ano repetimos”, afirmou aquela responsável.

O programa cultural da Feira de Sant’Iago 2016, dinamizado ao longo dos dez dias do evento, inclui igualmente muita animação de rua pelo recinto, com companhias de teatro sadinas a partilharem com o público várias performances cénicas, em particular inspiradas no desporto.

A presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, destacou que “além do cartaz musical e das atividades culturais, o programa da feira tem, este ano, uma forte componente desportiva, com iniciativas para todos os gostos e que conferem à festa maior da cidade uma vivacidade suplementar”.

A mesma ideia foi partilhada por Nuno Marques, assessor municipal da área das atividades económicas. “O desporto tem um peso maior na oferta da Feira de Sant’Iago”, vincou, para depois destacar as galas de boxe de kickboxing como alguns dos eventos em destaque no Espaço Desporto.

Esta área, localizada na Praça do Mundo, recebe ainda atividades pontuais, como ioga, chi kung, taekwondo e dança desportiva, a par de eventos regulares, como um circuito 4x4, jogos tradicionais e matraquilhos humanos, a par de um circuito de prevenção rodoviária e um campo de boccia.

Tal como noutros anos, nesta edição voltou-se a fazer pequenas intervenções de melhoramento das infraestruturas do recinto, salientou Nuno Marques, conta receber este ano um número semelhante de visitantes na Feira de Sant’Iago em relação à edição do ano passado, ou seja, 300 mil pessoas.

O programa completo da Feira de Sant’Iago de 2016 pode ser consultado na íntegra em www.facebook.com/feiradesantiagooficial.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign