18 de Outubro de 2017
17º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 01 de Fevereiro de 2016
Desporto e cultura mexem Setúbal

Ao longo de dez horas, Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 partilhou, no dia 30, numa dezena de locais distintos do concelho, a diversidade desportiva e cultural que marca o ritmo do quotidiano setubalense.

Da cidade de Setúbal a Azeitão, a prática física através da fusão do desporto com diferentes formas de espetáculo envolveu perto de seis centenas de participantes em várias atividades da iniciativa “Em 10 horas e em 10 locais – Viver a Diversidade Desportiva e Cultural de Setúbal”.

A iniciativa de abertura do calendário de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 organizado pela Câmara Municipal despertou a atenção da população, com perto de duas mil pessoas a assistir e também a participar nas várias atividades.

A Praça de Bocage, no centro histórico da cidade, recebeu o primeiro ponto de atividades, entre as 09h00 e as 10h00, com capoeira pelo Centro Cultural Água de Beber e pela AMA Capoeira, música pelo Grupo de Percussão Sant’Iago Olodum e dança por escolas associadas da Associação de Setúbal de Dança Desportiva.

Seguiu-se, das 10h00 às 11h00, atividades no Jardim do Bonfim, com ginástica pelos utentes do programa Desportivamente em (Re)Forma, jogos tradicionais dinamizados pelos serviços municipais e atuações da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi.

Em Brejos de Azeitão, no “Parque do Morango”, entre as 11h00 e as 12h00, houve râguebi pelo Vitória Futebol Clube, esgrima pelo Núcleo de Pentatlo Moderno de Azeitão, da Escola Municipal de Desporto de Setúbal, e hip hop kids por Sónia Ribeiro, do Grupo de Dança e Escola e Hip Hop da Capricho Setubalense.

De volta a Setúbal, no Alegro, das 12h00 às 13h00, houve escalada pela APPACDM de Setúbal – União Desportiva para a Inclusão, futebol mini pela Academia Futsal Estrelas de Setúbal e pelo União Futebol Comércio e Indústria, a par de música de percussão pelo projeto Tamborzinho da APPACDM de Setúbal.

O Parque Urbano de Albarquel foi o quinto local da maratona desportiva deste dia, com atividades das 13h00 às 14h00. Neste local houve voleibol pela Academia de Vólei de Praia, demonstrações de slackline e trickline, assim como danças urbanas dinamizadas por Bruno Abreu e Sheila Pereira.

Da frente ribeirinha à Bela Vista, a prática física continuou das 14h00 às 15h00 no Parque Verde da Bela Vista, com BMX pelo Núcleo de Bicross de Setúbal e parkour & freerunning practitioner por Luís Alkmim, com animação musical a cargo de um DJ Set por LONO – Land of No One.

Novamente no corredor ribeirinho, a partir da Praia da Saúde, houve um conjunto de atividades náuticas dinamizadas entre as 15h00 e as 16h00, com vela pelo Clube de Vela do Sado, canoagem pelo Clube de Canoagem do Sado, bem como remo e vela pelo Clube Naval Setubalense.

Igualmente entre as 15h00 e as 16h00, o Auditório José Afonso foi palco de uma demonstração de patinagem artística com a participação da Juventude Azeitonense Associação Cultural, do Clube de Patinagem do Sado, do Clube Naval Setubalense e Casa do Pessoal da Secil – Clube de Patinagem.

Além de atividades de slackline e longline, bem como uma atuação e desfile de percussão pelos Bardoada – Grupo do Sarrafo, aquele equipamento foi o ponto de partida da Corrida “H’AJA Saúde”, atividade informal de abertura de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 que culminou na Praia da Saúde.

Já o Cais 3 do Porto de Setúbal acolheu, das 16h00 às 17h00, vários apontamentos de ginástica e dança, incluindo trampolins, tumbling e dança jazz pelo Vitória Futebol Clube, step dance pelo Ginásio Costa Azul e danças africanas por Iza da Costa, da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal.

A penúltima atividade do “Em 10 horas e em 10 locais – Viver a Diversidade Desportiva e Cultural de Setúbal” realizou-se entre as 17h00 e as 18h00, no Largo de Jesus, com momentos de dança ao ritmo de salsa e de tango argentino pelo Enclave – Cultura em Movimento, assim como bachata pelo Setubailas.

A maratona de atividades desportivas culminou no Jardim da Algodeia, local que recebeu, entre as 18h00 e as 19h00, muay thai pelo Elite Fight Gym e taekwondo pelo Clube de Taekwondo du Bocage, assim como música de percussão por Fernando Molina e dança do ventre por Andreia Gravata e Catarina Branco.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign