12 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
distinção 25 de Maio de 2017
Desporto homenageia sucesso coletivo

Setúbal prestou homenagem, na noite de dia 24, a todos os intervenientes que contribuíram para o sucesso da Cidade Europeia do Desporto 2016, em cerimónia realizada no Fórum Municipal Luísa Todi que incluiu um apontamento musical por Mazgani.

“A cidade e o concelho agradecem-vos”, exaltou a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, dirigindo-se a patrocinadores, embaixadores, comités e federações, clubes, escolas e associações desportivas de Setúbal que apoiaram Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

O encontro reconheceu publicamente o apoio e colaboração concedidos por vários intervenientes na dinamização do programa de eventos de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 e que tornaram possível a afirmação do concelho no plano desportivo nacional e internacional.

Perto de uma centena de entidades e individualidades receberam distinções e lembranças, incluindo a publicação “Momentos de Glória – Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016”, editada pela Câmara Municipal, que apresenta e partilha memórias de um ano desportivo intenso e sem precedentes.

A cerimónia de dia 24, afirmou a autarca, é “um encerramento simbólico de uma festa que abriu novos caminhos ao desporto setubalense, que permitiu ampliar, decisivamente, a prática de muitas modalidades, e que deu à cidade e ao concelho renovados equipamentos desportivos”.

O sucesso de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 “pertence a todos”, população, movimento associativo, patrocinadores e embaixadores, vincou a presidente da autarquia. “É, acima de tudo, daqueles que ajudaram a criar raízes mais fortes para o desenvolvimento desportivo de Setúbal.”

Entre janeiro e dezembro, Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016 fez-se em 309 eventos, divididos em quatro áreas programáticas, concretamente 138 em “Eventos Desportivos”, 94 em “Desporto para Todos”, 45 em “Conhecimento e Qualificação” e 32 eventos em “Desporto e Cultura”.

O programa, que incluiu 92 iniciativas de dimensão local, 18 regional, 48 distrital, 124 nacional e 27 internacional, reuniu uma assistência de mais de 300 mil pessoas, em 225 dias de atividades que envolveram cerca de 200 mil participantes e 134 instituições e entidades parceiras em 65 instalações desportivas.

“Durante quase um ano, na prática de 52 modalidades, corremos, saltámos, nadámos, jogámos, experimentámos coisas novas e tivemos também a oportunidade de falar e trocar ideias, de incluir na atividade desportiva da cidade aqueles que por vezes estão mais afastados”, reforçou Maria das Dores Meira.

A grande maioria das atividades está retratada em “Momentos de Glória”, livro que, sublinhou a autarca, constitui “uma excelente forma” de recordar o que foi Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016. “Mas também uma fonte de inspiração para o que, juntos, podemos continuar a realizar no presente e no futuro.”

E é precisamente o futuro que Maria das Dores Meira foca, com mais e melhor atividade desportiva. “Está já constituído o Conselho Municipal do Desporto, que tem a primeira reunião formal marcada para 9 de junho. Esta é também uma consequência direta de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.”

Na cerimónia, além de um filme retrospetivo da atividade que pautou um ano desportivo intenso e sem precedentes, foram apresentados alguns dos principais eventos que integram o calendário dos 14.os Jogos do Sado, com perto de três dezenas de atividades já agendadas até novembro.

Ainda em maio, já este fim de semana, a 27 e a 28, há o Sadocat 2017 – XVII Raid Bicasco, no rio Sado, e o Torneio de Beach Volley, no Parque Urbano de Albarquel, espaço que acolhe, já em junho, no dia 24, a “Setúbal Bay 2017”, a terceira etapa da Taça do Mundo de natação em águas abertas.

Em julho, entre várias iniciativas, destaque para a Marginal do Rio Azul, logo no dia 1, assim como para o Campeonato da Europa de Biatle/Triatle, a 14 e 15, e para o Setúbal Drone Race, a 29 e a 30.

A Regata de Banheiras & Insólitos, no dia 17, é um dos atrativos de setembro, mês no qual se realiza ainda, a 23 e a 24, o Open de Stand Up Paddle. Já em outubro, entre outros, realiza-se o VII Setúbal Bike Tour, a 8, e o 8.º Setúbal Cup Kayak Polo, nos dias 14 e 15. Em novembro, de 7 a 10, há a Taça Escolar Jogos do Sado.

A cerimónia contou ainda com a participação especial do músico Mazgani, cantor e compositor luso-iraniano, com forte ligação a Setúbal, que interpretou três músicas no final do encontro.

Mazgani lançou recentemente um single, “The Traveler”, que antecipa o próximo álbum de originais, produzido em conjunto com Peixe, o qual chega às lojas em setembro, num regresso do cantautor à escrita das suas próprias canções.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign