19 de Outubro de 2017
16º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
inclusão 02 de Março de 2012
Desporto junta jovens na Bela Vista

Jovens de bairros de habitação social da zona da Bela Vista, em Setúbal, estão a participar num torneio de futsal, a primeira iniciativa desportiva de um novo projeto que envolve moradores, entidades sediadas no território e serviços municipais.

O “Torneio Fire Ball”, organizado por um grupo de jovens da Associação Atitude, decorre no âmbito do Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente, dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal, de promoção do envolvimento da população nas decisões e ações locais.

O fomento da prática desportiva, a interação e convívio entre os jovens das oito equipas participantes, provenientes de vários bairros, são objetivos desta iniciativa, cuja primeira jornada decorreu no final de fevereiro.

Os jogos regulares da competição são realizados aos sábados, até dia 17, entre as 14h00 e as 18h00, no polidesportivo municipal das Manteigadas. No dia 24, realiza-se a final do “Torneio Fire Ball” bem como os restantes jogos de apuramento da classificação do 3.º ao 8.º lugares. As partidas decorrem também das 14h00 às 18h00, mas no Pavilhão Municipal das Manteigadas.

Uma festa de encerramento com todos os envolvidos nesta iniciativa, que inclui a entrega de prémios do “Torneio Fire Ball”, realiza-se no dia 31, no Centro Multicultural, entre as 16h00 e as 20h00.

Antes do início do torneio, foram desenvolvidas ações de formação, com a presença de elementos de todas as equipas participantes, abordando temáticas como a prática desportiva e conceitos de arbitragem.

O Programa Integrado de Participação e Desenvolvimento da Bela Vista e Zona Envolvente incide numa área que engloba os bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Manteigadas e Quinta de Santo António.

O objetivo geral do programa é desencadear processos de participação e desenvolver ações que promovam a organização de grupos, envolvendo as pessoas nas decisões e tarefas inerentes à sua execução, formando lideranças e promovendo a mobilização popular.

O programa assenta na premissa de que toda a ação deve ser protagonizada pelos moradores locais e geradora de participação das pessoas nas decisões que a elas e à sua comunidade dizem respeito, promovendo a autonomia, a responsabilidade e o crescimento coletivo.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign