23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 15 de Abril de 2015
Desporto na deficiência em debate

O desporto para pessoas portadoras de deficiência é o tema de um encontro que decorre no dia 20, de manhã, no Salão Multiusos da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade, em Setúbal.

A conferência, com o título “Desporto, Deficiência e Juventude: realidade portuguesa”, organizado pela área de Jovens da LATI, tem a sessão de abertura às 09h30, na qual participam a diretora do Centro Distrital de Segurança Social, Ana Clara Birrento, e o presidente da LATI, Sertório Herrera.

Meia hora depois, no primeiro painel dos trabalhos, com início às 10h00, o presidente da APPACDM de Setúbal, José Salazar, apresenta “Desporto adaptado em Setúbal: que caminhos queremos percorrer?”

Segue-se, às 10h30, a conferência “Andebol como inclusão”, por Danilo Ferreira, da Federação de Andebol Portugal e técnico do “Andebol 4All”, projeto que tem como objetivo a implementação da modalidade em três áreas de deficiência: motora, intelectual e auditiva.

No segundo painel, às 11h10, João Alexandre, dirigente da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, apresenta a organização europeia TAFISA – The Association for International Sport for All, parceira daquela confederação no projeto “Jogos do Passado, Desporto do Presente”, que visa a reintrodução dos jogos tradicionais nos países da União Europeia.

O último painel do encontro “Desporto, Deficiência e Juventude: realidade portuguesa”, enquadrado no Ciclo de Conferências Juventude 2015, da LATI, prossegue, às 11h40, com “Políticas públicas de desporto – desafios nacionais, europeus e internacionais”, intervenção a cargo do diretor do Departamento de Desporto do Instituto Português do Desporto e Juventude, Jorge de Carvalho.

A comunicação “Sim, eu consigo! Desporto como ferramenta de inclusão social” é apresentada pelo atleta paralímpico e dirigente associativo Jorge Pina.

O encerramento da conferência, previsto para as 12h30, é feito pelo vereador da Cultura, Educação, Desporto, Juventude e Inclusão Social da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, e por Ângela Lemos, da LATI.

As confirmações de participação na conferência, a título gratuito, devem ser feitas através do endereço eletrónico jovenslati@gmail.com ou dos telefones 968 588 925 e 265 729 630.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign