15 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 11 de Julho de 2016
Desporto pela lente de Américo

A Galeria Municipal do 11 tem patente desde dia 9 a exposição “Instantâneos do Movimento – O Desporto na Coleção Fotográfica de Américo Ribeiro”, constituída por imagens que ilustram as múltiplas atividades desportivas realizadas na cidade de Setúbal ao longo do século XX.

“Esta exposição faz com que recuperemos a memória e preservemos a nossa identidade”, destacou o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina, no dia 9, à tarde, na inauguração da mostra integrada no programa da Cidade Europeia do Desporto 2016.

O fotógrafo setubalense Américo Ribeiro fixou em negativo o movimento e os seus protagonistas, ajudando a compreender e visualizar a extensa tradição desportiva de Setúbal.

Em 137 imagens são percorridos acontecimentos relevantes para a história do desporto local e nacional, assim como outros que fazem sentido apenas para os setubalenses, que os descodificam e interpretam intuitivamente.

É possível encontrar nas imagens em exposição rostos familiares, retratos de acontecimentos desportivos formais e informais, assistências, campos e espaços de treino, que mostram a cidade de outros tempos, geradora daquilo que é a realidade desportiva contemporânea.

“Esta exposição dignifica de uma forma muito objetiva o que é a qualidade e a excelência do trabalho da Câmara Municipal”, sublinhou Pedro Pina para as mais de duas dezenas de pessoas presentes na inauguração da mostra.

A exposição “Instantâneos do Movimento – O Desporto na Coleção Fotográfica de Américo Ribeiro” pode ser visitada até 27 de agosto, de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados das 14h00 às 18h00.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign