22 de Outubro de 2017
13º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
congresso 18 de Novembro de 2016
Desporto promove vida saudável

O papel das autarquias na promoção de hábitos de vida saudáveis esteve em análise, na manhã de dia 18, no XVII Congresso da APOGESD, num painel que contou com o vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

O autarca defendeu, no encontro organizado pela APOGESD – Associação Portuguesa de Gestão do Desporto, com o apoio da autarquia, integrado no calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, é necessário refletir sobre o que esperam as populações que as autarquias façam para melhorar o seu bem-estar e criarem condições para serem municípios saudáveis.

“As autarquias são profundamente pressionadas para a realização de um conjunto de ações. Na verdade, se não fosse hoje o papel das autarquias estaríamos em circunstâncias complexas daquilo que é a oferta desportiva para as populações, tendo em conta das dificuldades do Estado para o desenvolvimento de uma estratégia desportiva.”

Pedro Pina vinca que o desporto “é um dos pilares estratégicos do desenvolvimento da cidade de Setúbal” e que o município tem promovido a democratização do acesso à prática desportiva, no sentido de esta ser uma “cidade sustentável”.

O estatuto de Cidade Europeia do Desporto em 2016 veio consubstanciar o investimento que a Câmara Municipal tem realizado nos últimos anos para a construção de uma cidade mais saudável, ainda que, defende o autarca, “seja possível distinguir entre um antes e um depois” dessa distinção.

“Este estatuto garante-nos um legado de qualidade e bem-estar para a população no futuro. Aproveitámos e potenciámos iniciativas municipais já consolidadas e registámos uma participação ampla da cidade.”

Também a Câmara Municipal de Lisboa tem realizado, de acordo com o vereador com o pelouro do Desporto, Jorge Máximo, uma “grande aposta na promoção de uma cultura desportiva, através da criação de programas que apelam a hábitos de vida saudáveis”.

O autarca lisbonense lembra que Portugal é o segundo país da Europa, logo a seguir à Hungria, com menor índice de prática regular desportiva, com os índices mais preocupantes a registarem-se nas camadas adolescentes.

Daí que a Câmara de Lisboa tenha vindo a “investir em muitos programas municipais para promover a cultura desportiva entre os jovens da cidade”, como as Olisipíadas e outras ações realizadas com as escolas, entre as quais “um projeto na área da natação que já beneficia cerca de 12 mil crianças do 1.º ciclo do ensino básico”.

No mesmo painel, Inmaculada Rodelgo apresentou o programa Vallecas Activa, do qual é responsável, que consiste na promoção de hábitos de vida saudáveis junto da população de Puente de Vallecas, um distrito espanhol da cidade de Madrid com 227 mil habitantes.

Diversos especialistas portugueses e estrangeiros participaram no XVII Congresso da APOGESD, realizado nos dias 17 e 18 no Fórum Municipal Luísa Todi, para analisar o tema “Desporto e Saúde: uma questão de Estado”.

O encontro incluiu ontem à noite a Gala da APOGESD, na qual foi distinguido o “Gestor Desportivo do Ano” e foram entregues o prémio “Homenagem” e os galardões “Município Amigo do Desporto”.

Ao encerramento dos trabalhos,  às 16h00, seguiu-se uma reunião da Assembleia-Geral da APOGESD.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign