19 de Outubro de 2017
20º
max. 20º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 23 de Maio de 2017
Destaque sadino em segurança urbana

O município de Setúbal foi reeleito para um novo mandato de três anos no Comité Executivo do Fórum Europeu de Segurança Urbana, decisão conhecida no dia 18, na assembleia-geral daquele organismo, realizada em Rimini, Itália.

Setúbal mantém uma posição de destaque no Fórum Europeu para a Segurança Urbana, organismo com mais de duas centenas e meia de autarquias europeias entre os membros, ao ocupar, desde 2011, um lugar no Comité Executivo.

O vereador da Proteção Civil na Câmara Municipal de Setúbal, Carlos Rabaçal, salientou a importância de Setúbal continuar a trabalhar em parceria com o organismo europeu para a construção de novas políticas de segurança.

O autarca destacou ainda o apoio do Fórum Europeu para Segurança Urbana na organização, no final de março, na cidade setubalense, da Conferência Internacional Riscos, Segurança e Cidadania.

Na assembleia-geral foi igualmente decidida a nova presidência do organismo europeu, escolha que recaiu na cidade belga de Liège, representada no Fórum Europeu para a Segurança Urbana pelo presidente do município Willy Demeyer.

O encontro realizado nos dias 18 e 19 serviu também para preparar a sexta edição da conferência internacional “Segurança, Democracia e Cidades”, com tema centrado em políticas urbanas de segurança, a efetuar nos dias 15 e 17 de novembro, em Barcelona, Espanha.

O Fórum Europeu para a Segurança Urbana é um organismo de reflexão, cooperação e formação, congregando esforços de municípios de diversos países da União Europeia, incluindo Setúbal.

Esta organização não-governamental, criada em Barcelona, em 1987, sob a égide do Conselho da Europa, implementa ações de prevenção da insegurança urbana, de combate ao crime e de inserção social. Estimula igualmente políticas locais, nacionais e comunitárias nas áreas da prevenção da insegurança urbana e tratamento da delinquência.

O fomento da cooperação técnica, a troca de experiências, a realização de projetos comuns na área da segurança urbana e a organização de seminários com a participação de diversas personalidades peritas nas áreas da segurança urbana e combate à criminalidade fazem parte da metodologia de trabalho desta instituição, sediada em Paris, França.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign