20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
flores 29 de Maio de 2017
Dez mil visitam Festa da Flor

Mais de dez mil pessoas passaram, nos dias 26 e 27, pela 2.ª Festa da Flor, que animou a Praça do Bocage e a placa central da Avenida Luísa Todi com diversas iniciativas, como uma feira, ateliers e um seminário.

A Festa da Flor 2017, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do movimento Eva Dream – Florir Portugal, impulsionado por Tó Romano, incluiu, na Praça de Bocage, a feira “O Mundo da Flor”, com cerca de três dezenas de expositores, numa mostra e venda de flores e outros bens e serviços associados, como mel, ferramentas e artesanato produzido com cortiça.

Outro ponto alto foi a construção do “Tapete em Arte Efémera”, com sal e serradura pintados, para dar mais cor ao brasão de Setúbal, em frente do edifício dos Paços do Concelho, pelo estilista Filipe Blanquet e pela designer Isabel Curto Castan, da Associação Art FMR.

O tapete ainda permanece quase intacto, bem como outros que foram construídos com a participação de populares e que representam as silhuetas de Bocage e de Luísa Todi e o símbolo de Município Participado.

De salientar igualmente a participação de cerca de uma centena e meia de pessoas nos vários ateliers de arte floral que decorreram nos Paços do Concelho e na Casa da Cultura.

No dia 27, a realização de dois ateliers no pátio interior dos Paços do Concelho proporcionou um facto curioso e inesperado, já que mais de meio milhar de pessoas aproveitou a abertura do edifício, recentemente requalificado, para o visitar.

Já o 3.º Seminário Tecnologias Aplicadas aos Espaços Verdes, que decorreu no dia 26, no auditório do Mercado do Livramento, contou com a participação de seis dezenas de pessoas, num encontro que refletiu sobre a forma como a tecnologia pode capacitar novas estratégias de gestão de espaços verdes urbanos.

A exposição de uma rua móvel, na placa central da Avenida Luísa Todi, com uma recriação do evento dedicado à flor que tem lugar no Redondo, também captou as atenções do público, assim como a criação de uma mandala pela Mandar’arte e de um quadro e de uma mandala pela Artiset – Associação de Artistas Plásticos de Setúbal, com a ajuda de populares.

O primeiro dia do evento, a 26, encerrou com um baile de danças do mundo, com “A Batalha do Modesto Camelo Amarelo”, na Praça do Bocage, às 21h00.

No dia 27, a Associação de Acordeonistas de Setúbal deu música às ruas da Baixa, enquanto uma “Flower Trupe” animou os locais onde decorreram as atividades da Festa da Flor.

O público mais novo usufruiu de um conjunto de atividades diversas, como o atelier “Arquivista por um Dia”, com a construção de flores de papel, nas arcadas dos Paços do Concelho, além de pinturas faciais, modelagem de balões e jogos didáticos.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign