22 de Outubro de 2017
20º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
nutrição 16 de Outubro de 2015
Dia da Alimentação ensina prato

Os produtos frescos do Mercado do Livramento estiveram em destaque no dia 16, Dia Mundial da Alimentação, com visitas de crianças do pré-escolar e uma sessão de cozinha ao vivo.

Enquanto um grupo de crianças do pré-escolar do Colégio S. Filipe passeava por entre pedras de peixe e de legumes, aprendendo sobre a variedade e qualidade dos produtos da famosa praça setubalense, o chef Álvaro Santos fazia demonstrações ao público de formas saudáveis e saborosas de se comer o pescado local.

Olhares curiosos foram-se amontoando no corredor onde Álvaro Santos confecionou, para degustação do público, diferentes formas de preparar ceviche, prato sul-americano à base de peixe cru marinado com citrinos.

“Tal como o sushi, o ceviche foi uma forma que se encontrou para preservar a comida. Um dia, alguém se lembrou que até seria interessante comer a conserva. Há boas ideias de vez em quando”, comentou o chef.

Mas para que se possa comer peixe cru no ceviche, convém que o pescado, além de, naturalmente, estar marinado, tenha boa qualidade. Por isso, neste Dia Mundial da Alimentação, Álvaro Santos recuperou a iniciativa de cozinhar ao vivo no Mercado do Livramento, com produtos locais.

“Basta usar o peixe fresco daqui, marinar uns 12 minutos, e está pronto a comer”, garante o chef setubalense.

O Mercado do Livramento atrai as atenções de várias pessoas, inclusivamente de turistas, como a de um casal que acabou por assistir à demonstração de Álvaro Santos.

Várias perguntas sobre o preparado, e até sobre o endereço do restaurante onde trabalha o cozinheiro português, fizeram com que a gastronomia voltasse a aproximar culturas em pleno Dia Mundial da Alimentação, neste caso, no Mercado do Livramento.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign