17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
internet 07 de Fevereiro de 2017
Dia da Internet Segura apela à reflexão

A importância cada vez maior da navegação segura na internet foi destacada no dia 7 numa ação de sensibilização gratuita para adultos na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal. 

A proteção do computador contra vírus, a criação de gestão de palavras-passe e diferentes formas de malware e de roubos de identidade deram tónica ao encontro que levou à Biblioteca Pública vários setubalenses interessados nesta temática.

“Vocês sabem o que podem fazer para estarem mais seguros no acesso à internet?”, questionou Elvira Menezes, da Fundação para a Ciência e Tecnologia. “O sistema operativo deve ser regularmente atualizado, bem como o antivírus. Devem ter sempre uma cópia de segurança dos dados do computador.”

Para muitos, esta foi a primeira vez que receberam uma formação pormenorizada sobre a temática, que abordou ainda informações relevantes sobre proteção de menores em relação a conteúdos considerados inadequados.

As regras para a criação e gestão de palavras-passe centrou a atenção de todos. “Vocês têm de tratar a password como a escova de dentes. Não devem partilhá-la com ninguém e devem trocá-la de três em três meses”, referiu a colaboradora da Fundação para a Ciência e Tecnologia.

A ação de formação, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e que assinalou o Dia da Internet Segura, salientou diferentes temas “bastante importantes para o conhecimento geral da população”.

A gestão do correio eletrónico, tipos de redes sociais e de conversas e jogos online, o sexting, em particular pelos telemóveis, e o ciberbullying foram alguns dos temas abordados na sessão.

Para sensibilizar as pessoas para os perigos da internet, o Centro Internet Segura da Fundação para a Ciência e Tecnologia lançou, em 2016, a série televisiva “Net com consciência”, disponibilizada em língua gestual portuguesa e em audiodescrição.

O ciclo “Internet Segura” repete-se no dia 21, entre as 14h00 e as 16h00, através de inscrição a solicitar na receção dos serviços centrais da Biblioteca Municipal.

Depois destas sessões, a ação de formação segue para os polos da Biblioteca, com datas a anunciar.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign