20 de Outubro de 2017
18º
max. 23º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 15 de Setembro de 2014
Dia de Bocage destaca personalidades

Personalidades de diferentes quadrantes sociais foram distinguidas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com as Medalhas de Honra da Cidade, no âmbito comemorações do Dia de Bocage e da Cidade, que se assinala em Setúbal a 15 de setembro.

O programa comemorativo do feriado municipal sadino começou com a cerimónia do hastear da bandeira na varanda dos Paços do Concelho e uma deposição de flores no monumento a Bocage, na praça dedicada ao poeta.

Seguiu-se a Sessão Solene evocativa do Dia de Bocage e da Cidade, realizada no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Durante a sessão, em que se cumpriu um minuto de silêncio em memória da antiga vereadora Paula Costa, falecida recentemente, foram homenageados funcionários camarários aposentados e entregues condecorações a personalidades e entidades que marcaram o desenvolvimento do Concelho e do País.

Entre a lista de galardoados encontram-se figuras como o estilista Tó Simões e o gestor desportivo Paulo Frischknecht.

“Estamos muito orgulhosos, não só pelos que hoje receberam as Medalhas da Cidade, mas por todos os que levam o nome de Setúbal tão longe, pelo que fizeram e vão continuar a fazer por esta cidade”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal, Maria das Dores Meira.

A autarca, que colocou Setúbal “como uma das cidades mais importantes do País” na atualidade, frisou, no discurso de abertura da Sessão Solene, que o concelho tem “um caminho para o desenvolvimento bem delineado”.

Maria das Dores Meira recordou que o concelho tem beneficiado nos últimos anos de uma profunda reestruturação, mercê de “uma clara visão estratégica de desenvolvimento”, política cuja correção está patente, exemplificou a edil, no “facto de todas as candidaturas apresentadas no anterior quadro comunitário terem tido sucesso”.

A autarca salientou que os principais investimentos feitos em Setúbal nos últimos anos só foram possíveis em boa parte devido à realização de estudos urbanísticos como o da Entrada Norte e o de Montebelo, que viabilizaram a execução de projetos como o Centro Comercial Alegro e a plataforma logística da Decathlon.

Tudo isto, frisou Maria das Dores Meira, num quadro em que considera ser necessário “ultrapassar enormes barreiras por sucessivos ataques ao Poder Local”, nomeadamente através de “constantes cortes das transferências do Orçamento de Estado para as autarquias, transformadas, pelo presente Governo, em bodes expiatórios de erros cometidos sempre pelos mesmos em décadas de políticas erradas e prejudiciais”.

Maria das Dores Meira voltou a defender o protagonismo de Setúbal no País com a afirmação de que é a Capital da Margem Norte do Sado.

Ao invés de ser “uma simples ideia bairrista”, considera que se trata “de afirmar a forte identidade de toda a região, de afirmar a península como região com vida própria, cultura forte e economia vigorosa”.

Para a presidente da Câmara Municipal, a defesa de Setúbal “como capital de uma grande região histórica e politicamente consolidada é a recusa das realidades negativas sintetizadas, muitas vezes, na simplicidade com que se resume toda a região na velha expressão ‘margem sul’, neste caso do Tejo”.

Além de Tó Simões, Setúbal distinguiu com a Medalha de Honra da Cidade na Classe Atividades Culturais, a título póstumo, Mário Regalado, autor da famosa música “Rio Azul”, Álvaro Pinto, bancário, e Miguel de Castro.

O artista plástico Humberto Marçal, que embora não viva no concelho, confessou na cerimónia manter-se inseparável das raízes que tem em Setúbal, sendo um “setubalense a 100 por cento”, foi também agraciado com a Medalha de Honra na classe Cultura.

Na Classe Ciência e Tecnologia foi agraciada a gestora Isabel Vaz, as professoras aposentadas Maria Viegas e Ana Fortuna e os agrupamentos de escolas Cetóbriga, extinto em 2013, e de Azeitão.

No Desporto, além de Paulo Frischknecht, um dos principais responsáveis pela realização em Setúbal de seis edições da Taça do Mundo de Natação em Águas Abertas, que entretanto se tornou modalidade olímpica, foi distinguido, a título póstumo, Fernando Valério, reconhecido árbitro de futebol, com carreira inclusivamente ao nível internacional.

A família Mateus, dedicada à olaria em Setúbal, recebeu a Medalha de Honra da Cidade na Classe Indústria.

Álvaro Dias, empresário que participou ativamente na luta antifascista, recebeu, postumamente, a condecoração na Classe Paz e Liberdade, enquanto, por fim, na Classe Associativismo e Sindicalismo, a distinção foi entregue a Florival Cardoso, bancário que se destaca na sociedade setubalense através de um vasto currículo de serviço ao nível do associativismo.

As comemorações do feriado municipal de Setúbal do Dia de Bocage e da Cidade incluíram ainda, da parte da manhã, um torneio de futsal no Pavilhão Municipal João dos Santos e um apontamento do ator do José Nobre que recuperou, com boas doses de humor, a figura do poeta Elmano Sadino, numa atuação realizada à entrada dos Paços do Concelho.

Durante a tarde, a Casa Bocage abre ao público, excecionalmente em dia feriado, entre as 15h00 e as 19h00.

Os monumentos “Zéfiro”, na rotunda da Avenida Álvaro Cunhal, e “Sardinhas”, na rotunda das Fontainhas, são inaugurados às 15h00 e às 15h30, respetivamente.

A conferência “Bocage transgressor”, conduzida pelo investigador bocagiano Daniel Pires, tem início às 16h00, na Casa da Cultura.

Uma edição de luxo e postais sobre o Retábulo do Convento de Jesus são apresentados ao público numa sessão agendada para as 17h00, na Galeria Municipal do Banco de Portugal.

Meia hora mais tarde, no mesmo local, é inaugurada a nova sede do Lions Clube de Setúbal.

As comemorações programadas para o feriado municipal terminam, a partir das 18h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a cerimónia de entrega de prémios do XVI Concurso Literário Manuel Maria Barbosa du Bocage, organizado pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, com o apoio da Câmara Municipal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign