21 de Junho de 2018
21º
max. 28º
min. 16º
notícias
iniciativas em destaque
teatro 28 de Fevereiro de 2018
Dia do Teatro dura dois meses

Setúbal comemora o Dia Mundial do Teatro com um programa para todos os públicos, entre espetáculos cénicos, workshops, oficinas e exposições, a realizar em março e abril, em vários espaços e equipamentos da cidade.

A apresentação de “Crise no Parque Eduardo VII”, peça da Comuna – Teatro de Pesquisa, no dia 16, às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, é um dos destaques do programa comemorativo organizado pela Câmara Municipal em parceria com companhias profissionais e grupos amadores de teatro.

A velhice é o ponto de partida para pensar a vida na peça baseada na obra “I’m not rappaport”, de Herb Gardner, com encenação de João Mota e com Carlos Paulo, Igor Sampaio, Hugo Franco, Maria Ana Filipe, Miguel Sermão, Gonçalo Botelho e Elsa Galvão no elenco. Os bilhetes custam 10 euros para a plateia e 7 para o balcão.

No mesmo dia, também às 21h30, a Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe a “Sessão Atrito”, com leituras de Luís Geraldo, Inês Lago e Vasco Macedo, acompanhadas pela música eletrónica experimental do Dragão Inkomodo. O evento, com entrada gratuita, é promovido pelo Projeto Atrito.

Igualmente no Fórum Municipal Luísa Todi, a 21, pelas 21h30, Júlio Resende e Júlio Machado Vaz partilham “Poesia Homónima”, em concerto com poesia de Eugénio de Andrade e Gonçalo M. Tavares. Os bilhetes para o espetáculo custam 12 euros para a plateia e 9 para o balcão.

A “Mulher Conserveira”, do Projeto Sénior Tradições da Junta de Freguesia de São Sebastião, também entra no programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro, e entra em cena no dia 3, às 15h00, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, num espetáculo com entrada gratuita.

No dia seguinte, a 4, às 17h00, a “Fábrica dos Sonhos”, do projeto ACTAS, sobre os sonhos de uma criança que vê o mundo de forma diferente, é apresentado no Fórum Municipal Luísa Todi. O espetáculo infantil de teatro musicado, com textos de Bruno Frazão e música de Artur Jordão, tem entradas a 5 euros para adultos e 3 para crianças.

Segue-se, a 10, às 21h30, o “Teatro foi à Revista”, pelo Grupo Cénico da Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, no Salão Convívio João José, com entradas a 5 euros. Na mesma noite, às 22h00, há “Mulheres Cantadas por Zeca Afonso”, evento gratuito da Associação José Afonso e do Teatro Oficina Manel Bola, na Casa da Cultura.

Já no dia 15, às 11h00, a Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe “Conference Exhibition Performance”, espetáculo do Teatro Porta a Porta, gratuito, para maiores de 15 anos, com direção de José Gil e Barbara Pollastri, comemorativo do Dia Mundial da Poesia e do Dia Mundial do Teatro.

No dia 16, às 21h00, o teatro vai ao auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama, com o Grupo de Teatro Puzzle, do Clube Animação Jovem da APPACDM de Setúbal a apresentar “A Estação”.

A peça, para maiores de 12 anos, com entrada gratuita mediante inscrição pelo endereço caj.appacdm@gmail.com, tem nova sessão, a 21, às 10h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal.

O dia 17 reserva dois espetáculos, ambos às 22h00. Na Casa do Largo – Pousada da Juventude, há “Noite de Poesia”, gratuita, pelo Teatro de Oficina Manel Bola, enquanto na Sala José Afonso da Casa da Cultura, La Negra, de Sara Ribeiro e Alexandre Bernardo, cantam “Perséfone Irada, Jasmim Entornada”, com entradas a 3 euros.

O fim de semana de 24 e 25 do programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro é especialmente dedicado aos mais novos e às famílias, com dose dupla de espetáculos infantis que prometem fazer divertir miúdos e graúdos em sessões agendadas para as manhãs e tardes.

Em ambos os dias, às 11h00, “O Segredo da Abelha” é desvendado pelo Teatro Oficina Manel Bola no Cinema Charlot – Auditório Municipal, com bilhetes a 3 euros, enquanto às 16h00 “A Rainha dos Estapafúrdios” dá-se a conhecer pelo Teatro Animação de Setúbal no Teatro de Bolso, com entradas a 5 euros para crianças e a 10 para adultos.

No dia 25, às 16h00, é a vez de o grupo Nunca é Tarde para Sonhar apresentar a comédia “Mercado do Livramento”, sobre um grupo de comerciantes em crise que decide fazer um espetáculo para atrair clientela. A peça, gratuita, é encenada no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, no Mercado do Livramento.

A 27, Dia Mundial do Teatro, o Espelho Mágico apresenta às 11h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, “Era uma Vez… Que Era uma Vez…”, peça infantil com bilhetes a 3,5 euros, enquanto às 15h00, “A Rainha dos Estapafúrdios”, do Teatro Animação de Setúbal, está no Teatro de Bolso. A peça, gratuita, repete a 28, igualmente às 15h00.

O Dia Mundial do Teatro reserva ainda, à noite, a apresentação de “A Noite antes da Floresta”, peça do Teatro Estúdio Fontenova, de Bernard-Marie Koltés, com encenação de José Maria Dias. O espetáculo, com entrada gratuita, tem início às 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi.

Para o dia 28 está em agenda “A Vida é Tudo o que Acontece”, espetáculo com início marcado para as 18h00, no Cinema Charlot – Auditório Municipal, dinamizado pela PensarTeatro, grupo de teatro da Associação de Saúde Mental Doutor Fernando Ilharco. A entrada é gratuita.

O último dia de eventos de março, a 29, reserva “O Lagarto”, pelo Teatro do Elefante, às 10h30, na Biblioteca Pública, com entrada livre, enquanto às 21h30, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, “Em Voz Alta”, traz poesia de António Lacerda por Jorge Silva Melo e Nuno Gonçalo Rodrigues, dos Artistas Unidos. As entradas custam 3 euros.

Em abril, igualmente das comemorações do Dia Mundial do Teatro, há “Seniores em Cena”, com espetáculos nos dias 3, 9, 16, 24 e 30, sempre às 14h30, no Fórum Municipal Luísa Todi. As entradas são gratuitas, mediante inscrição prévia. Mais informações pelo telefone 265 545 170 e pelo email disoc@mun-setubal.pt.

O programa comemorativo do Dia Mundial do Teatro dinamizado pela autarquia conta ainda com um conjunto de formações, workshops e oficinas, todos de participação paga, direcionadas a vários públicos, de crianças e jovens amadores a estudantes de diversas artes performativas.

Às quintas-feiras, das 18h30 às 20h30, a Sala José Afonso da Casa da Cultura recebe a oficina “Corpo Lúdico”, que tem apresentação pública no dia 25, às 16h00. A formação do Teatro do Elefante, por Tatiana Cobbett, custa 100 euros e é direcionada para estudantes. Mais Informações pelo elefante@teatrodoelefante.net.

Nos dias 4, 11 e 18, sempre aos domingos, pelas 11h00, no Ateneu Setubalense, há uma “Oficina de Teatro para Crianças”, por Lúcia Rodrigues. A atividade do Teatro Oficina Manel Bola, para crianças e jovens dos quatro aos seis anos, tem o custo de 10 euros. Mais informações pelo geral@atoma.pt.

No campo da formação, destaque ainda para o workshop de teatro “Laboratório de Terapias”, no dia 10, das 10h00 às 13h00, na Casa do Largo – Pousada da Juventude. A atividade, com o custo de 10 euros, para maiores de 12 anos, é dinamizada pelo PensarTeatro. Informações pelo 964 061 182.

O programa conta ainda com a exposição “Desenhar Nuvens, Manual de Sobrevivência de um Cenógrafo, José Manuel Castanheira”, patente de 3 a 31 de março, de terça a domingo, das 11h00 às 18h00. A inauguração, às 17h00, é seguida da Conversa de Café com o autor e leitura de textos pelo Teatro Estúdio Fontenova.
 

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign