19 de Outubro de 2017
15º
max. 22º
min. 15º
notícias
iniciativas em destaque
migrações 18 de Dezembro de 2013
Dia Internacional das Migrações

A procura de mecanismos que facilitem a integração de crianças e jovens de origem estrangeira sem documentos está na base de um encontro de trabalho que decorreu precisamente no Dia Internacional das Migrações, 18 de dezembro.

A iniciativa, realizada ao longo do dia no auditório do Mercado do Livramento, foi promovida pela Câmara Municipal em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras – Delegação de Setúbal, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Setúbal e vários estabelecimentos de ensino do concelho.

A importância do trabalho em rede para a identificação de procedimentos mais adequados que permita a resolução célere e eficaz de situações de cidadãos sem a documentação regularizada, em particular crianças e jovens, foi destacada na abertura do encontro pela chefe da Divisão de Inclusão Social da Autarquia, Conceição Loureiro. 

A sessão, direcionada para técnicos com intervenção direta nesta área e para a comunidade escolar, pretendeu definir estratégias e criar uma rede de trabalho que contribuam para solucionar casos de pessoas indocumentadas.

“Este encontro permite debater a analisar formas de atuação que podem influenciar, de forma muito positiva, o quotidiano das pessoas”, salientou Conceição Loureiro, para vincar a relevância “do trabalho conjunto e dos contributos” de várias entidades com responsabilidades nesta área de inclusão.

A técnica municipal, ao frisar que “as migrações e a interculturalidade são áreas de intervenção muito delicadas, cujas temáticas e mecanismos de atuação importa aprofundar”, destacou o trabalho dinamizado pela Câmara Municipal de Setúbal nesta matéria com o objetivo de proporcionar “o bem-estar das populações”.

O estabelecimento de procedimentos a adotar em situações de crianças e jovens de origem estrangeira sem documentos, bem como a partilha de conhecimentos e experiências foram objetivos desta reunião de trabalho, que assinalou, em Setúbal, o Dia Internacional das Migrações. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign