18 de Dezembro de 2017
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
comemorações 23 de Setembro de 2016
Dia mundial puxa pelo coração

Setúbal é o palco nacional das Comemorações do Dia Mundial do Coração, a 2 de outubro, com atividades saudáveis a decorrer ao longo do dia e a formação de um coração humano, no Parque Urbano de Albarquel.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal em conjunto com a Fundação Portuguesa de Cardiologia, visa assinalar o Dia Mundial do Coração, celebrado a 29 de setembro, com um leque de atividades que estimulem a adoção de hábitos de vida saudáveis, no âmbito do calendário de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

As atividades desportivas, gratuitas e abertas a toda a população, decorrem ao longo do dia no espaço do ginásio polidesportivo do Parque Urbano de Albarquel, até às 17h30.

Este dia de apelo à prevenção de doenças cardiovasculares começa com aulas de chi kung, às 10h00, e dança fit, às 10h30, hora a que, em paralelo, na Praça de Bocage, é dado o sinal de partida para a caminhada Tafisa World Walking Day, que assinala o Dia Mundial da Caminhada.

Esta iniciativa, organizada numa parceria entre Câmara Municipal de Setúbal, Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, Corrida Noturna, Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão e Ídolos da Praça, com o apoio da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, é dinamizada num percurso com cinco quilómetros, a começar na Baixa e a terminar no Parque Urbano de Albarquel. 

Pelas 11h00, no Parque Urbano de Albarquel, realiza-se a cerimónia oficial das Comemorações do Dia Mundial do Coração, com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, do presidente da Fundação Portuguesa de Cardiologia, Manuel Oliveira Carrageta, e da atleta Rosa Mota, no papel de madrinha da Cidade Europeia do Desporto.

Às 11h15 está previso o Coração Saudável, com a formação da moldura de um coração humano. Podem contribuir para esta iniciativa todos os presentes no local no momento e os participantes na caminhada Tafisa. O momento conta com a ajuda dos atletas do Clube de Patinagem do Sado, responsáveis pela elaboração dos limites do coração.

Na água, o coração saudável é reproduzido por alunos do Centro de Formação Desportiva de Atividades Náuticas de Setúbal, em articulação com o Clube de Canoagem de Setúbal.

As atividades desportivas mantêm-se durante a tarde com jogos tradicionais, um circuito gímnico, pentatlo moderno, boccia, karate, remo, voleibol de praia, futebol de praia, ioga, escalada, damas e xadrez, taekwondo, vela, golfe, futebol de praia, percurso de atletismo, eurobungy, canoagem, basquetebol, andebol e hóquei em campo.

É recomendado o uso de vestuário e calçado confortáveis, protetor solar, chapéu e blusão corta-vento e a ingestão regular de água para evitar a desidratação.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign