15 de Dezembro de 2017
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 24 de Fevereiro de 2016
Dia Olímpico celebrado em Setúbal

Atividades desportivas, uma conferência e uma exposição, a par de um programa educativo para as escolas, são iniciativas das celebrações do Dia Olímpico, efeméride assinalada, este ano, em Setúbal, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2016.

Os eventos comemorativos do Dia Olímpico 2016 a dinamizar na urbe sadina foram revelados na manhã de dia 24, na cerimónia de assinatura de um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Setúbal e o Comité Olímpico de Portugal, ato realizado no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

“Estou convicta de que este protocolo e o que dele resultará constituirão marcos fundamentais neste ano em que Setúbal é Cidade Europeia do Desporto, com claros benefícios para todos”, afirmou a presidente da autarquia sadina, Maria das Dores Meira na cerimónia.

O protocolo, o primeiro a ser firmado por aquela entidade com um município detentor do título de Cidade Europeia do Desporto, inclui a dinamização de um vasto conjunto de atividades comemorativas, a par de um programa de educação olímpica, direcionado para a comunidade escolar.

Este programa educativo, desenvolvido com as escolas, é dinamizado através da distribuição de conteúdos pedagógicos que abordam “diferentes áreas do movimento olímpico” e que promovem, ao mesmo tempo, “a formação de professores” nesta vertente, explicou a autarca.

A esta valência educativa junta-se, no âmbito das celebrações do Dia Olímpico 2016, uma exposição que procura valorizar socialmente o desporto e o olimpismo, e que dá a conhecer, através de um conjunto de objetos e de testemunhos de atletas e dirigentes, a história e o movimento olímpico.

A mostra, patente ao público entre 30 de abril e 22 de maio, na Galeria Municipal do 11, reúne um vasto conjunto de peças do espólio do Comité Olímpico de Portugal que retratam o movimento e temáticas como as tochas olímpicas.

No programa comemorativo consta também a Caminhada/Corrida do Dia Olímpico, agendada para 29 de maio, às 10h30, num percurso com cinco quilómetros pelo centro da cidade. A iniciativa lúdico-desportiva pretende mobilizar a comunidade local em torno das celebrações da efeméride.

Já a atividade Experiências Olímpicas proporciona um primeiro contacto com diversas modalidades desportivas, iniciativa direcionada para o público em geral e, sobretudo, para crianças e jovens das várias escolas setubalenses, a realizar nos dias 29 e 30 de maio, no Parque Urbano de Albarquel.

Os ideais e os valores olímpicos da atualidade estão em reflexão e análise por um painel de individualidades da sociedade, de desportistas a escritores, de jornalistas a académicos, numa conferência a realizar a 23 de junho, data em que se assinala o Dia Olímpico.

Para o presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, a realização destas celebrações na cidade sadina constitui “um testemunho de apreço e de reconhecimento daquilo que Setúbal tem dado ao desporto nacional, em particular através do apoio ao movimento associativo”.

A escolha de Setúbal para receber as celebrações do Dia Olímpico não foi aleatória. “É uma terra com uma profunda história desportiva”, vincou aquele responsável, que elogiou o Poder Local Democrático setubalense pela “mudança que tem introduzido na dinamização do desporto”.

José Manuel Constantino acrescentou que o Município de Setúbal “é um parceiro que inspira confiança”.

Por essa razão, o Comité Olímpico de Portugal decidiu, pela primeira vez, firmar um protocolo com uma urbe portuguesa que ostenta o título de Cidade Europeia do Desporto.

Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, com programa organizado pela Câmara Municipal, inclui até ao final do ano um vasto conjunto de atividades desportivas, entre competições oficiais e provas de caráter popular, a par de iniciativas que fomentam o conhecimento e a qualificação individual.

Maria das Dores Meira realçou que o título europeu serve de pretexto “para apostar no reforço de iniciativas e dar continuidade à aposta na promoção da saúde pela prática da atividade física e desportiva”, assim como para “ampliar a oferta desportiva e melhorar as condições de prática do desporto no concelho”.

A autarca afirmou que o protocolo com o Comité Olímpico de Portugal assinado no dia 24 “é uma importante peça para concretizar estes objetivos e, em simultâneo, incutir nos jovens a pureza do espírito olímpico que a tantos serve de guia orientador”.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign