16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 4º
notícias
iniciativas em destaque
multiculturalidade 24 de Abril de 2013
Diálogo em várias línguas

A diversidade cultural existente em Setúbal é destacada em maio numa festa que proporciona o diálogo intercultural através do cinema, da música, da gastronomia, da dança e das conversas.

A realização, pelo sexto ano consecutivo, do programa “Maio – Diálogo Intercultural”, promovido pela Câmara Municipal em parceria com associações de imigrantes e outras do concelho, pretende promover a multiculturalidade como um fator de enriquecimento pessoal e social.

Cinco sessões de cinema na Casa da Cultura, a cargo da Experimentáculo, estão programdas nas quintas-feiras de maio.

“Cricketers em Lisboa” e “Produção Etnográfica Visual” abriram o ciclo no dia 2, com a presença da realizadora Isabel Teixeira, seguindo-se “The Other Dream Team”, filme comentado pela lituana Ruta Kacinaite, a 9, e “Gran Torino”, de Clint Eastwood, a 16, e "A Parada", vencedor do Golfinho de Ouro da edição de 2012 do Festroia – Festival Internacional de Cinema de Setúbal, no dia 23.

A fechar o programa cinematográfico na Casa da Cultura, é exibido, no dia 30, “As Neves de Kilimanjaro”. A sétima arte é recuperada no pátio do polo da Bela Vista da Biblioteca Municipal com a projeção, dia 10 de maio, às 21h30, de “Bela Vista”, da dupla de realizadores Filipa Reis e João Miller Guerra, e a 1 de junho,  “Um Fim do Mundo”, de Pedro Pinho, na segunda.

No dia 8 de maio, no Café das Artes da Casa da Cultura, conversou-se sobre “Às voltas com a contestação e a mudança – Novas formas de participação”.

Esta sessão de Conversas Interculturais, dedicada à reflexão em torno da participação cidadã enquanto forma de promoção de uma sociedade mais justa e democrática, é uma iniciativa da Associação Cabo-Verdiana de Setúbal, EAPN – Rede Europeia Antipobreza e Câmara Municipal.

O Centro Multicultural, na zona da Bela Vista, promoveu, através do Consulado de Angola, da Associação de Angolanos e Amigos de Angola (4 Às) e da Câmara Municipal, atendimentos descentralizados, no dia 11, com um momento de convívio comemorativo do final da II Guerra Mundial.

Conversas, músicas e danças deram a conhecer um pouco mais da cultura cigana numa tertúlia organizada pelas famílias ciganas do Bairro das Manteigadas, a 21 de junho, no Centro Multicultural.

A gastronomia do mundo é posta à prova, a 24, num jantar intercultural confecionado pelos alunos da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, local onde se realiza a atividade que conta com a colaboração de várias associações de imigrantes.

A associação Mica Romaine promove, a 8 de junho, um espetáculo com a participação de Mihai Traistariu, que arrecadou o quarto lugar no Eurovision 2006, e de grupos locais.

O palco é no Centro Multicultural com atuações a partir das 20h00, antecedidas de uma sessão de autógrafos às 18h30.

Paralelamente, o “Maio – Diálogo Intercultural” integra iniciativas como o Festival de Música de Setúbal, realizado entre 16 e 19 de maio, o Arraial Março Mulher 2013, a 25, e o “Há Festa no Parque”, nos dias 1 e 2 de junho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign