21 de Outubro de 2017
15º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
exposição 10 de Novembro de 2014
Discografia de Zeca em exposição

A obra discográfica de José Afonso, com trabalhos editados ao longo de mais de três décadas, é revisitada numa exposição patente até 13 de dezembro na Galeria Municipal do 11.

Da edição do primeiro registo fonográfico, em 1953, nos estúdios da Emissora Regional de Coimbra, até ao último disco, em 1985, intitulado “Galinhas do Mato”, a mostra da Associação José Afonso apresenta ao público uma perspetiva global de um dos mais marcantes registos da história da música popular portuguesa.

“Desta canção que apeteço – Obra discográfica de José Afonso 1953//1985”, dinamizada com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, reúne um conjunto de elementos únicos e diversificados que destacam a riqueza musical, poética, histórica e cultural do cantautor português.

A mostra, inaugurada a 8 de novembro, com a presença do vereador da Cultura da Autarquia, Pedro Pina, entre outras individualidades, foi apresentada por Miguel Gouveia, coautor da exposição e membro dos corpos sociais da Associação José Afonso.

Além da apresentação e descrição dos valores presentes nas músicas de Zeca Afonso, está presente um documentário realizado por Tiago Pereira, com o testemunho de instrumentistas e de técnicos que trabalharam ao longo de vários anos com o músico.

A par de capas de discos, entre as quais constam originais cedidos pelo designer e artista José Santa-Bárbara, os visitantes têm oportunidade de ouvir temas de Zeca Afonso editados no estrangeiro e que não estão disponíveis no circuito comercial português.

Livros relacionados com a vida e obra do autor, como “A música tradicional na obra de José Afonso”, de Mário Correia, e partituras de José Mário Branco, António Carrilho e Fernando Couceiro integram a mostra documental, assim como outros objetos do ‘universo’ José Afonso.

Vários instrumentos musicais, fotografias e equipamentos como um gira-discos, um gravador e o prémio “Disco de Ouro” estão igualmente presentes na exposição, que contou, na abertura, com um apontamento musical de Sofia Vitória que interpretou três temas de José Afonso.

“Desta canção que apeteço – Obra discográfica de José Afonso 1953//1985”, patente na Galeria Municipal do 11, na Avenida Luísa Todi, pode ser vista de terça a sexta-feira das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 e aos sábados no período da tarde.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign