18 de Dezembro de 2017
13º
max. 13º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
urbanismo 09 de Dezembro de 2014
Doação torna cidade mais verde

O Parque Urbano de Albarquel e a Avenida Luísa Todi contam, desde o dia 9, com mais de 1700 novas plantas, após uma operação de requalificação ambiental patrocinada pela Portucel.

Em cerimónia que decorreu na manhã do dia 9 no Parque Urbano de Albarquel, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, sublinhou ser “muito gratificante ter a Portucel como parceria do Município há tantos anos”.

Isto porque a ação surge no seguimento de uma doação do Grupo Soporcel Portucel de 1730 plantas destinadas à requalificação de embelezamento paisagístico de Setúbal.

A iniciativa, desenvolvida em estreita colaboração com a Autarquia, traduziu-se na plantação, ao longo de cerca de duas semanas, de um conjunto diversificado de espécies, em particular autóctones e de revestimento, característica que, além do embelezamento do espaço público, permite poupar nos serviços de manutenção.

Enquanto no Parque Urbano de Albarquel foram plantados 560 espécimes, a Avenida Luísa Todi, via com mais de um quilómetro de extensão, recebeu 1170 arbustos e herbáceas.

A operação incluiu ainda, principalmente na Avenida Luísa Todi, a plantação de flores, o que confere mais cor àquelas zonas da cidade.

“É ao tratarmos dos espaços verdes, seja por iniciativas como a que a Portucel agora teve, seja através do trabalho quotidiano desenvolvido pelos serviços da Câmara Municipal, que se consegue tornar o concelho mais atrativo para quem nele vive e quem o visita”, salientou Maria das Dores Meira.

A autarca anunciou ainda que medidas desta natureza assentam “na perfeição naquele que é o novo lema de Setúbal: ‘Rio Azul. Cidade Verde’”, slogan que remete para o Sado, incluindo o respetivo estuário e baía, bem como para os vários espaços verdes que têm vindo a ser requalificados e construídos por todo o concelho.

Durante a cerimónia de divulgação de doação de plantas, em que também marcou presença o vereador do Ambiente, Manuel Pisco, a representante da Portucel, Ana Nery, frisou que, para a empresa manter “uma relação de proximidade com a comunidade local, nada melhor do que começar pela Autarquia”.

Ana Nery realçou ainda ser gratificante para a empresa “poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população” e acrescentou que “só quem não vem aqui [Parque Urbano de Albarquel] não vê o que a Câmara Municipal tem feito para que o usufruto dos espaços urbanos seja cada vez melhor”.

Já o vereador Manuel Pisco lembrou que a empresa de produção de papel é reincidente em ações de requalificação urbana ao nível ambiental. “Este é o segundo ‘afilhado’ da Portucel, depois do Bosque do Centenário”, parque verde na zona do Vale do Cobro inaugurado em 2011 e que, além da totalidade das plantas doadas pela empresa, contou com o trabalho voluntário da população.

Os trabalhos de plantação agora realizados no Parque Urbano de Albarquel e na Avenida Luísa Todi foram desenvolvidos pela empresa Lusiform, a qual já tem a responsabilidade de assegurar a manutenção das zonas verdes daqueles e de outros locais da cidade, por adjudicação da Câmara Municipal de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign