21 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 13º
notícias
iniciativas em destaque
aeromodelismo 31 de Julho de 2017
Drones conquistam céus de Setúbal

Mais de meia centena de pilotos nacionais e internacionais participou nos dias 29 e 30 no Setúbal Drone Race, competição que se realizou, pelo segundo ano consecutivo, no Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal.

O Setúbal Drone Race 2017, organizado pelo Clube de Aeromodelismo de Setúbal, realizou-se no âmbito do calendário competitivo da FPAm – Federação Portuguesa de Aeromodelismo e foi a oitava prova da classe F3U – corridas de multi-rotores – da Fédération Aéronautique Internationale.

A competição, reservada a pilotos com licença internacional, organizada com apoio, entre outros, da Câmara Municipal de Setúbal, no âmbito dos 14.os Jogos do Sado, foi pontuável para a final europeia da European Rotor Sport Association.

O espanhol Alejandro Cabañas, de 9 anos, foi o mais rápido a percorrer o circuito de 105 metros de comprimento delimitado por bandeiras e com alguns obstáculos para os drones, instalado no campo de relvado do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, que, normalmente é utilizado para jogos de râguebi.

Os portugueses Rui Antunes e André Ferreira ocuparam, respetivamente, o segundo e o terceiro lugares no pódio.

O evento, com competição apenas na vertente de corrida, incluiu, no dia 29, treinos livres, mangas qualificativas e uma demonstração de Freestyle.

No dia 30, a Setúbal Drone Race 2017 começou com uma segunda ronda de qualificações, a que se seguiu as competições e a final, num evento que contou com a participação de pilotos de Portugal, Espanha, França, Luxemburgo, Irlanda e Macedónia.

Esta nova modalidade desportiva, em expansão em todo o mundo e com cada vez mais praticantes, consiste em manipular um multirrotor, aparelho com uma asa rotativa controlada por rádio controlo e com, pelo menos, três motores equipados com hélice.

Os aparelhos, com um peso de cerca de 800 gramas, podendo alcançar uma velocidade superior a 30 metros por segundo (mais de 100 quilómetros por hora), são equipados com câmaras que transmitem imagens on board ao piloto, através de uns óculos, que permitem ver a pista na perspetiva do aparelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign