23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
Reciclagem 14 de Novembro de 2011
Ecobox recolhe óleos alimentares

O Ecobox, recipiente destinado à deposição de óleos alimentares usados pelos munícipes, está a ser instalado em todas as freguesias de Setúbal, num total de 24 pontos de acesso ao público que integram a rede municipal de recolha seletiva.

Intermarché de Setúbal e de Azeitão, Bombeiros Voluntários de Setúbal, Cooperativa “Bem-Vinda a Liberdade” e mercados do Livramento e da Conceição são alguns espaços onde os munícipes podem encontrar o Ecobox, além de vários locais públicos, nomeadamente no Parque do Bonfim, em Vendas de Azeitão e nas Praias do Sado.

Além do oleão tipo Ecobox, adaptado para um depósito com vasilhame, em garrafas ou garrafões, até cinco litros, está a ser instalada perto de meia centena de Barricas, destinadas a locais a utilizar em espaços de acesso condicionado para recolha direta, como escolas, refeitórios, restaurantes, instituições e coletividades.

Esta iniciativa de alargamento da rede municipal de recolha seletiva, uma parceria entre a Câmara Municipal de Setúbal, a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e a empresa Biocanter, é acompanhada por uma campanha de sensibilização junto dos munícipes e de estabelecimentos comerciais e outros onde se utilizam óleos alimentares em grandes quantidades, como restaurantes e refeitórios.

Tal como acontece com a separação do cartão, do vidro, do plástico e das pilhas, o óleo alimentar usado é reciclado, sendo, neste caso, transformado principalmente em biodisel, combustível que substitui o gasóleo e é mais amigo do ambiente.

Ao contrário do Ecobox, que tem uma periodicidade mensal, a recolha de óleo alimentar usado da Barrica, equipamento que permite o vazamento direto, sem vasilhame, é ajustada às necessidades de cada ponto.

A expansão da rede de recolha municipal de recolha seletiva, feita pela empresa Biocanter, com monitorização e supervisão da ENA, é um dos objetivos deste projeto que procura novos aderentes, principalmente junto dos produtores de óleos alimentares usados que ainda não dão destino adequado.

A Rota do Óleos Alimentares Usados pode ser consultada no sítio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, em www.ena.com.pt/oau, que disponibiliza também conselhos de manuseamento destes resíduos.

Os pontos de recolha em Setúbal podem ser consultados aqui.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign