20 de Outubro de 2017
18º
max. 21º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
património 12 de Abril de 2012
Edifício com interesse público

O edifício do Centro Distrital de Solidariedade e Segurança Social de Setúbal está em vias de classificação como Monumento de Interesse Público, com uma zona especial de proteção, após a emissão de parecer favorável do Conselho Nacional de Cultura.

O processo de classificação do imóvel, confinado entre as ruas Cláudio Lagrange e Regimento de Infantaria 11 e a Praça da República, está em fase de consulta pública, até dia 27, como consta de uma lista publicada na página de internet do Igespar.

Após esta etapa, caso não sejam apresentadas observações, a classificação do imóvel e a respetiva zona especial de proteção, uma área de 50 metros fixada a partir dos limites exteriores do edifício, são oficializadas com a publicação em Diário da República.

O relevante interesse cultural deste edifício decorre de valores patrimoniais e de autenticidade, originalidade e exemplaridade, fundamentados em critérios como o valor estético, técnico e material intrínseco do imóvel e a conceção arquitetónica, urbanística e paisagística.

Edificado em 1970, foi a primeira sede de Caixa de Previdência projetada por Raul Chorão Ramalho, e define, em conjunto com outros edifícios em Angra de Heroísmo e no Funchal, uma tipologia de interpretação dos programas de serviço público.

O imóvel, um bloco de planta retangular, está dividido em três pisos que se desenvolvem em torno de um pátio interior, com fachadas em betão armado intercaladas por janelas de vidro, sendo as paredes interiores totalmente envidraçadas. Nos alçados laterais a marcação dos pisos é feita por floreiras salientes.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign