11 de Dezembro de 2017
10º
max. 16º
min. 7º
notícias
iniciativas em destaque
educação 19 de Outubro de 2012
Educação conhece investimentos

O investimento de 19 milhões de euros na área da educação, em particular na renovação do parque escolar, realizado nos últimos dez anos é divulgado num livro apresentado no dia 19 pela presidente da Câmara Municipal na receção à comunidade educativa.

“Este livro [A Minha Escola é um Mundo!], sem qualquer intenção doutrinária ou ideológica, apenas pretende dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido por uma educação de qualidade em Setúbal”, sublinhou Maria das Dores Meira nas boas-vindas aos professores e técnicos a trabalhar nas escolas do Concelho durante o ano letivo de 2012/2013.

A obra educativa, uma edição da Câmara Municipal de Setúbal patrocinada pela Immochan, empresa imobiliária do Grupo Auchan, apresentada ontem à tarde num Fórum Municipal Luísa Todi completamente lotado, constitui uma “retrospetiva do trabalho feito, um olhar atento e refletido sobre o investimento realizado e, acima de tudo, uma prestação de contas que de uma forma simples queremos partilhar com todos”, esclareceu a autarca.

“Tudo parece impossível até que esteja feito.” A citação pertence a Nelson Mandela e surge no início do livro, com 117 páginas, que dá conta de atividades e projetos desenvolvidos pela Autarquia na área da educação, do esforço realizado na ação social escolar e dos investimentos, com dados pormenorizados, feitos no parque escolar, ao nível do pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

O investimento realizado na criação de condições de aprendizagem para os alunos, essencial para “uma verdadeira renovação do Concelho e para a criação de condições de vida e de futuro”, destacou, é materializado num conjunto de equipamentos educativos ao serviço da população.

A criação de cinco centros escolares – Brejoeira, Vendas de Azeitão, Luísa Todi, Gâmbia e, brevemente, Bairro Afonso Costa – e a entrada em funcionamento da valência de jardim de infância na EB1 do Peixe Frito foram alguns dos exemplos dados por Maria das Dores Meira quanto à melhoria das condições de ensino.

“No presente ano letivo já contamos com quase 70 por cento das turmas do 1.º ciclo a funcionar em regime normal e passámos a oferecer a frequência da educação pré-escolar pública a todas as crianças de 5 anos e já a algumas de 4 anos”, vincou a edil, recordando a cedência de terrenos da Autarquia para a construção de estabelecimentos de educação pré-escolar de instituições particulares de solidariedade social.

A realização de obras de adaptação de espaços para copas e refeitórios e a aquisição de monoblocos climatizados para o funcionamento de atividades de enriquecimento curricular permitiram a plena aplicação do “conceito escola a tempo inteiro”, com a oferta de refeições escolares e ações educativas no 1.º ciclo para todos os alunos.

Facto consumado nas escolas públicas é também o apoio às famílias, quer na educação pré-escolar, através do prolongamento do horário, da responsabilidade da Autarquia, ou ainda no 1.º ciclo, com a realização de protolocos com as associações de pais.

Maria das Dores Meira destacou ainda o apetrechamento das escolas com novas tecnologias de informação e comunicação e a manutenção e conservação do parque escolar, com pequenas intervenções executadas no âmbito dos protocolos de delegação de competências com as juntas de freguesia, e outras obras, de maior dimensão, asseguradas pela Câmara Municipal de Setúbal.

As unidades de ensino especializado – para a área de multideficiência e para o espetro do autismo – também não foram esquecidas pela autarca, evidenciando a adaptação e total apetrechamento de seis espaços “para dar resposta às carências e proporcionar condições e meios de bem-estar e de desenvolvimento” para crianças com necessidades especiais.  

“Apesar de as nossas competências e atribuições se centrarem a nível da educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico, com um investimento já realizado que ronda os 19 milhões de euros, a nossa ação não se tem ficado por aqui”, assinalou, recordando a reivindicação da construção da Escola Superior de Saúde e as reclamações para a requalificação de vários estabelecimentos de ensino secundário.

A presidente da Câmara Municipal afirmou, ainda, que continua a “reclamar junto do Ministério da Educação a requalificação da EB 2,3 de Azeitão e a dotação desta escola assim como da Secundária D. Manuel Martins de pavilhões gimnodesportivos, assim como a construção do bloco da carpintaria da EB 2,3 da Bela Vista”.

A cerimónia de receção à comunidade educativa, ontem à tarde, momento de convívio para professores, pessoal não docente das escolas, encarregados de educação e estudantes, com a presença de mais de 600 pessoas, incluiu um espetáculo de bailado pela Pequena Companhia da Academia de Dança Contemporânea de Setúbal e uma encenação pelo TAS – Teatro Animação de Setúbal de apelo à leitura pelas crianças e jovens.

Os participantes na iniciativa visualizaram ainda um pequeno filme sobre o trabalho executado pela Autarquia no parque escolar concelhio, uma retrospetiva do investimento na construção de novos equipamentos e na manutenção, adaptação e apetrechamento de outros com vista à melhoria das condições de ensino de alunos e de trabalho para docentes e técnicos.

No final, a presidente da Câmara Municipal e o diretor de promoção da Auchan, Miguel Martins, entregaram exemplares do livro “A Minha Escola é um Mundo!” aos diretores dos agrupamentos escolares e de estabelecimentos de ensino secundário, obra que posteriormente será enviada a todos as escolas.

O programa desta ação organizada pela Câmara Municipal de Setúbal integra, até ao final do mês, o desenvolvimento de iniciativas dirigidas à comunidade educativa que promovem momentos de lazer e de aprofundamento de conhecimentos, com encontros temáticos, visitas guiadas a locais e edifícios de interesse, passeios, sessões de cinema e atividades desportivas.

“Esta postura, esta relação de proximidade, este trabalho de articulação e parceria, que tornam única esta experiência, a nível nacional, deram origem ao conceito de Autarquia na Escola”, evidenciou Maria das Dores Meira, a acrescentando “É a bandeira da nossa ação educativa, com resultados muito positivos.”

Paralelamente ao investimento no parque escolar concelhio e na melhoria das condições de ensino, a Câmara Municipal concretizou várias intervenções nas vertentes culturais e turísticas, para dinamização da região, como Maria das Dores Meira deu conta às comunidade educativa.

A Casa da Cultura é um dos espaços culturais criados ou requalificados recentemente pela Autarquia, lista em que se incluem os renovados Cinema Charlot – Auditório Municipal, Casa do Corpo Santo e, em meados de setembro, o Fórum Municipal Luísa Todi.

Destaque ainda para a Casa da Baía, espaço de divulgação das potencialidades naturais da região, para o passeio marítimo da Praia da Saúde, que se prolonga até ao Parque Urbano de Albarquel, área de lazer e recreio, de comunhão entre a serra e o rio, e para o modernizado Mercado do Livramento.

Até ao final do ano está programado o início das obras de recuperação e reabilitação do Convento de Jesus, o mais importante monumento nacional de Setúbal, onde sempre esteve instalado o Museu da Cidade.

Para o início de 2013, está programada a abertura de uma nova galeria de artes nas renovadas instalações do antigo Quartel do 11, adquiridas pela Câmara Municipal para albergar a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.

“Temos vindo a concretizar os nossos sonhos nestes últimos dez anos em que assumimos o compromisso de transformar Setúbal num concelho participado, requalificado e desenvolvido, de restituir a Setúbal a dignidade e a importância de que outrora gozou”, sublinhou Maria das Dores Meira.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign