16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
energia 14 de Abril de 2016
Eficiência energética otimizada

A Câmara Municipal está a instalar, em várias escolas e espaços municipais, um conjunto de equipamentos que otimizam a gestão energética, com reduções no consumo de energia e na fatura paga pela autarquia.

A operação, a decorrer desde 4 de abril, consiste na instalação de baterias de condensadores que otimizam a gestão da energia, concretamente a reativa, responsável pela produção do fluxo magnético que permite o funcionamento de fontes de alimentação, motores e balastros de lâmpadas, entre outros.

A energia reativa, injetada na rede pelos fornecedores de serviço elétrico, é faturada a clientes de baixa tensão especial com potências energéticas contratadas superiores a 41,4 quilowatts, em que a autarquia setubalense se enquadra, bem como a clientes de média e alta tensão.

No caso de Setúbal, nos 14 locais onde a Câmara Municipal está a instalar as baterias de condensadores, nos quais se incluem escolas, equipamentos desportivos e culturais, edifícios administrativos e locais no espaço público, a fatura referente à energia reativa paga anualmente ascende aos 24 mil euros.

Com estes novos equipamentos, colocados junto dos quadros elétricos dos locais intervencionados, a energia reativa passa a ser produzida no próprio local no qual é consumida, ou seja, deixa de ser necessário pagar ao fornecedor de serviço elétrico.

Além da poupança na fatura energética, as baterias de condensadores permitem a obtenção de um aumento da capacidade elétrica da instalação, a melhoria da tensão da rede e a diminuição das perdas energéticas, a par da redução da emissão de gases com efeito estufa.

As baterias de condensadores materializam um investimento camarário de 26.804,38 euros, montante financiado em 7.224,72 euros no âmbito do Fundo para a Eficiência Energética, instrumento financeiro impulsionado ao abrigo do Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética.   

São abrangidos por esta operação, com conclusão prevista para o final da semana, os complexos municipais de piscinas das Manteigadas e de Azeitão, o Mercado Municipal 2 de Abril, o Auditório José Afonso, a Casa da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

Os novos equipamentos são ainda instalados nas instalações camarárias do Edifício Sado e de Poçoilos, num ponto da Estrada de Algeruz, em fontes na Avenida Luísa Todi e na Praça da Independência, bem como nas escolas básicas da Bela Vista, dos Arcos e n.º 5 do Peixe Frito.  

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign