28 de Julho de 2017
31º
max. 32º
min. 18º
notícias
iniciativas em destaque
iluminação 11 de Julho de 2017
Eficiência ilumina espaço público

A Câmara Municipal de Setúbal instalou, recentemente, um conjunto de equipamentos que otimizam a iluminação no espaço público da Figueirinha e da Avenida José Mourinho, num investimento global superior a 15 mil euros.

Na zona da Figueirinha, a intervenção municipal incluiu a substituição de três dezenas de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio de 150 watts por equipamentos com tecnologia LED com 63 watts.

A operação, concretizada com o apoio da EDP Distribuição, permite uma poupança energética anual de 13.900 quilowatts, o que resulta na redução da emissão de 3,7 toneladas de dióxido de carbono para a atmosfera.

A substituição das três dezenas de luminárias na zona da Figueirinha materializou um investimento de 5.910,64 euros e possibilita ao município uma poupança financeira anual de 2.362,93 euros.

Já na Avenida José Mourinho, na frente ribeirinha da cidade, a Câmara Municipal de Setúbal colocou cinco novos candeeiros junto de pinheiros que integram o arranjo paisagístico da área ajardinada da Praia da Saúde.

Neste caso, a aquisição dos candeeiros em coluna troncocónica, equipadas com acessórios e lâmpadas de vapor de sódio de 100 watts, visou um investimento de 9.838,00 euros.

Além dos benefícios alcançados na redução de custos na fatura energética, a tecnologia introduzida no espaço público contribui para a sustentabilidade ambiental do concelho, com a redução das emissões de dióxido de carbono.

A instalação destes novos equipamentos permite ainda melhorar as condições de segurança e circulação, com o aumento dos índices de iluminação nas áreas destinadas aos peões e aos ciclistas. 

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign