23 de Maio de 2018
21º
max. 21º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
iluminação 02 de Maio de 2018
Eficiência melhora iluminação pública

Mais de um milhar de novas luminárias otimizam a iluminação pública em vários locais do concelho de Setúbal, resultado de um investimento da Câmara Municipal num conjunto de equipamentos inovadores com tecnologia eficiente.

Nesta operação, foi instalado um total de 1116 luminárias com tecnologia LED, as primeiras com rede interativa OWLET – IOT, sistema de controlo por telegestão que permite reduzir ou aumentar fluxos luminosos, apagar e acender a luminária, bem como receber informações sobre eventuais anomalias.

A ação, que materializa um investimento global superior a 345 mil euros, foi concretizada com um apoio financeiro, a fundo perdido, de 159.045,31 euros, concedido pela EDP Distribuição, no âmbito do PPEC – Plano para a Promoção da Eficiência no Consumo, no eixo Iluminação Pública com Led’s.

As novas luminárias substituem antigos equipamentos com lâmpadas em vapor de sódio no centro histórico da cidade de Setúbal, em zonas verdes e em diversos bairros, na cidade e em Azeitão, o que se traduz numa redução de 72 por cento na fatura paga pelo município nesses espaços.

Foram abrangidas nesta operação, iniciada em março, vários arruamentos dos bairros da Saboaria, Salgado, 25 de Abril, Quinta de Santo António, Quinta Alves da Silva, do Freixo, de Vila Maria, de Pinhal de Negreiros e da cooperativa de habitação da Praça de Portugal.

A iluminação pública eficiente chegou também a diversos espaços verdes da cidade, como são os casos do Parque Verde da Bela Vista, do Jardim das Manteigadas, do Parque da Lanchôa e do Jardim do Monte Belo Sul, assim como à zona envolvente ao Complexo Municipal de Piscinas das Manteigadas.

Além de contribuir para o reforço da iluminação e a consequente melhoria das condições de segurança e circulação dos cidadãos, este investimento impulsionado pela Câmara Municipal de Setúbal, com instalação de equipamentos concluída no final de abril, representa uma poupança anual de 67.735,85 euros.

O período de retorno do esforço financeiro realizado é de 2,7 anos, para uma vida útil dos equipamentos estimada em dez anos, os quais se enquadram na estratégia de sustentabilidade ambiental do concelho, com a redução das emissões de dióxido de carbono.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign