16 de Dezembro de 2017
12º
max. 13º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
desporto 21 de Outubro de 2016
Embaixadora em aula especial

Simone Fragoso, uma das atletas que assumem o papel de embaixadora do programa Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, partilhou curiosidades sobre a vida pessoal e profissional num encontro com crianças da EB n.º 3 do Montalvão.

A manhã do dia 21 foi assinalada pela chegada do “Embaixador Vai à Escola – CED 2016”. O novo projeto, dinamizado no âmbito de Setúbal Cidade Europeia do Desporto, leva a escolas do concelho, como a EB1 n.º 3 do Montalvão, rostos dos embaixadores desse programa.

As crianças aguardaram, de mãos postas nas grades, num misto de euforia e curiosidade, a entrada da nadadora, que terminou no sexto posto a série de acesso à final dos 50 metros mariposa S5 dos Jogos Paralímpicos Rio 2016.

Mal a porta abriu, uma espécie de avalancha correu em direção à atleta. “Ai, ela já apareceu na televisão!”, gritou uma das meninas.

Mas a ordem foi logo imposta pelas professoras Carla e Maria José. “Meninos, deixem a Simone passar.”

Hoje, a “aula” foi diferente. A biblioteca, espaço repleto de livros infantis, computadores e utensílios para brincadeiras, no primeiro piso da EB n.º 3 do Montalvão, recebeu a segunda sessão de “Embaixador Vai à Escola – CED 2016”.

Para Simone Fragoso, o programa desportivo, que desde julho de 2015 tem vindo a ser dinamizado em Setúbal, estabelece uma maior relação de proximidade com a cidade e auxilia na visibilidade da atleta.

“A Cidade Europeia do Desporto deu-me visibilidade. Participei em palestras, encontros, nos Jogos do Futuro. Acaba por haver uma relação mais próxima com a cidade. E, depois, como há atletas olímpicos como embaixadores, existe um maior passa a palavra.”

Além dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, a atleta, de 36 anos, esteve presente nas edições de Pequim 2008 e Londres 2012, mas não esquece as suas raízes. “Foi em Setúbal e em Palmela que cresci. Foi aqui mesmo ao lado, nas piscinas da ACM do Montalvão, que passei grande parte dos meus dias, a nadar.”

Em 2006, ganhou uma medalha de prata no Campeonato do Mundo na África do Sul e, no ano seguinte, uma de bronze na mesma competição. Mais tarde, em 2008, arrecadou duas medalhas de ouro e uma de prata no Campeonato do Mundo de Nanismo e, em 2009, alcançou prata no Campeonato da Europa de Reykjavik.

“Bati muitos recordes e recebi algumas medalhas. Sempre que competi no estrangeiro tentei representar da melhor maneira o nosso país”, confessou Simone.

A atleta contou com a ajuda de algumas pessoas. Entidades, pessoas chegadas, família, principalmente a mãe.

Simone Fragoso, licenciada em Animação e Teatro e em Educação Musical e mestre em Música e em Sociologia do Desporto, tem vários interesses. Além de atleta e professora de música e natação, canta nas horas vagas e também toca bateria.

No final do encontro foi a vez de dar voz aos mais novos e de responder às questões que colocaram.

Lourenço, 9 anos, estava mortinho por perguntar-lhe quanto mede. “Um metro, muito bem distribuídos por este corpinho. Cinquenta centímetros para uma metade e cinquenta para outra”, revelou, soltando gargalhadas das crianças.

“Há quanto tempo nadas?”, lançou Leonor, 8 anos. “Há quanto tempo dá aulas de música?” e “que idade tinhas quando competiste?” foram outras das questões colocadas durante o encontro.

Simone adora competir e nadar, principalmente porque gosta “muito da água”. O pior mesmo é o lado não visível da competição. “Não gosto de treinar”, revelou.

As perguntas e o convívio entre a atleta olímpica e os miúdos da EB n.º 3 do Montalvão continuaram pela manhã fora.

Noutro ponto da cidade, na EB n.º 2 de Santa Maria da Graça, esteve o treinador de basquetebol Júlio Silva, outro dos embaixadores de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

“Embaixador Vai à Escola – CED 2016”, com encontros realizados sempre de manhã, conta com a presença, nas escolas do concelho, de outros rostos dos embaixadores de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016.

Domingos Dinis, do ténis de mesa, é o convidado da próxima sessão, no dia 24, segunda-feira, às 09h00, na EB n.º 12 das Amoreiras.

No dia 25 é a vez de Tiago Venâncio, atleta de natação, às 11h00, na Escola Básica dos Arcos.

O projeto, que continua nos próximos meses, conta ainda em outubro, a 28, às 11h00, com a visita do antigo jogador de andebol António Morais à Escola Básica n.º 8 do Bairro da Conceição.

ferramentas
notícias relacionadas
mais recentes
+ lidas
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign