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colóquio 05 de Setembro de 2014
Encontro debate integração de jovens

“O Desporto e as Atividades Físicas na Intervenção com jovens com Problemas de Comportamento Social” é o título de um colóquio internacional de técnicos e especialistas na temática que se realiza no dia 13, em Setúbal.

O encontro, a decorrer durante a manhã no Cinema Charlot – Auditório Municipal e organizado pela Questão de Equilíbrio – Associação de Educação e Inserção de Jovens, representa o colóquio final do projeto comunitário ARPI, dedicado a atividades de risco e pedagogia institucional e dinamizado em Portugal, Espanha, França, Itália e Alemanha ao longo dos dois últimos anos.

Na abertura oficial, às 09h00, participa a presidente da Direção da Questão de Equilíbrio, Paula Martínez.

Ricardo Martínez, coordenador do ARPI, faz uma apresentação do projeto europeu a partir das 09h20, seguindo-se, a partir das 09h35, exposições das experiências observadas e das políticas adotadas localmente em cada um dos cinco países aderentes.

Nestas exposições são partilhados os casos da Escola de Neuville, da região de Paris, França, da Associação Altea, da região de Valência, Espanha, da Associação Camino, de Berlim, Alemanha, das associações Oesse e Chiara y Francesco, da região de Roma, Itália, e da Questão de Equilíbrio, de Setúbal.

O colóquio, aberto a especialistas, técnicos e responsáveis de autarquias, serviços públicos, escolas, coletividades desportivas, culturais e de inclusão social orientadas para jovens em situação de risco, inclui, às 12h00, uma mesa redonda com especialistas de diferentes modalidades desportivas.

O mexicano Olivier Brito, da CERIS/Universidade de Paris X – Nanterre, apresenta, às 12h30, uma intervenção dedicada ao tema “Processo de Avaliação”.

O encerramento dos trabalhos tem início a partir das 13h00, com Jacques Pain, professor emérito da Universidade de Paris X – Nanterre, a quem é atribuída a intervenção final.

O ARPI combina a intervenção social com recurso a atividades físicas, nomeadamente de risco controlado, com a pedagogia institucional.

O projeto, atualmente em curso, procura dotar os profissionais que trabalham com jovens com comportamentos sociais problemáticos de metodologias objetivas que permitam uma intervenção eficaz junto dos adolescentes.
 

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