24 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 11º
notícias
iniciativas em destaque
segurança 22 de Março de 2013
Encontro debate segurança urbana

O trabalho dinamizado na região de Setúbal nas áreas da proteção civil e habitação social foi partilhado num encontro do Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana realizado no dia 22, na Casa da Baía.

O Município de Setúbal, que preside neste mandato à Assembleia-Geral do Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana, “pode contribuir com uma experiência muito poderosa na área da proteção civil, muito apreciada e reconhecida a nível nacional e internacional”, sublinha o vereador da Câmara Municipal de Setúbal Carlos Rabaçal.

No encontro, o vereador da Proteção Civil divulgou, igualmente, o “trabalho muito interessante dinamizado em Setúbal na área da habitação social, uma componente essencial para uma intervenção comunitária preventiva em termos de segurança”.

Durante a manhã, além da troca de conhecimentos e partilha de experiências naquelas áreas temáticas, foi realizada uma reunião da direção do Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana, a qual serviu para preparar e avaliar os trabalhos programados até ao final do ano.

No período da tarde, os responsáveis daquele organismo tornaram a reunir, desta vez para a realização de uma assembleia-geral, com o intuito de promover uma proposta de alteração estatutária, relacionada com aspetos de funcionamento do Fórum, e aprovar o plano de atividades para o corrente ano.

“Este fórum tem um papel muito relevante na avaliação e no lançamento de propostas e medidas focadas na segurança urbana, sobretudo no que respeita à prevenção de potenciais riscos”, adiantou Carlos Rabaçal, destacando a ação conjugada de agentes, instituições públicas e diversas forças e serviços de segurança nesta matéria.

O organismo português integra a rede do Fórum Europeu para a Segurança Urbana, uma organização não governamental, criada em Barcelona, Espanha, em 1987, sob a égide do Conselho da Europa.

“Este é um dos encontros regulares que articulam a atividade do Fórum Português para a Prevenção e Segurança Urbana com a entidade europeia, organização muito dinâmica da qual Setúbal é membro desde 2011”, salientou Carlos Rabaçal.

O Fórum Europeu para a Segurança Urbana funciona como lugar de reflexão, cooperação e formação, congregando esforços para a implementação de ações de prevenção da insegurança urbana, de combate ao crime e de inserção social, estimulando, igualmente, as políticas locais, nacionais e comunitárias nas áreas da prevenção da insegurança urbana e tratamento da delinquência.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign