16 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 5º
notícias
iniciativas em destaque
seminário 17 de Setembro de 2015
Encontro debate turismo de cruzeiros

As cidades portuárias e as oportunidades para o turismo de cruzeiros em Setúbal estão em destaque num seminário internacional do programa da Semana do Mar 2015, a realizar no dia 24, durante a manhã, no Fórum Municipal Luísa Todi.

O II Seminário Internacional As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade, de participação gratuita, é dedicado ao tema “Oportunidades para o turismo em Setúbal: cruzeiros e marítimo-turística”.

A sessão de abertura do encontro internacional, agendada para as 09h30, conta com as intervenções da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do presidente da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, Vítor Caldeirinha.

“O Mercado dos Cruzeiros” é o tema do primeiro painel do seminário, a partir das 10h00, com moderação de João Figueira de Sousa, do Instituto de Dinâmica do Espaço, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

António Belmar da Costa, diretor executivo da Agespor, com “Critérios para a escolha de um porto de destino”, dá início aos trabalhos do primeiro painel, a que se segue uma apresentação por Fernando Santos, da GlobalSeaTravel, com “Perfil dos clientes de cruzeiros”.

No mesmo painel, Alexandra Mendonça, da Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, apresenta “A oferta de infraestruturas portuárias e serviços em Portugal”, enquanto Luís de Carvalho, da B&A Europe, explora “Características do mercado europeu e tendências para o futuro”.

O seminário prossegue às 11h30 com a mesa redonda “Oportunidades para o turismo de cruzeiros em Setúbal”, moderada pelo jornalista Raúl Tavares e com as participações de Mário Ferreira, da Douro Azul, de José Fernando, da Associação da Baía de Setúbal, e de João Meunier de Mendonça, da WaterX.

A sessão de encerramento do II Seminário Internacional As Cidades Portuárias e a Relação Porto-Cidade “Oportunidades para o turismo em Setúbal: cruzeiros e marítimo-turística” está agendada para as 12h45, com a participação de António Nogueira Leite, presidente do Fórum Oceano.

O programa da Semana do Mar 2015, organizada numa parceria da Autarquia com a APSS, com um vasto leque de atividades a dinamizar ao longo de oito dias, de participação gratuita e dirigidas a toda a população, inclui, entre outros, visitas públicas aos navios Sagres, Creoula e Vera Cruz e o Campeonato Nacional de Master, em vela.

O seminário “Educação e Formação Marítima e Portuária”, a 22, é outro dos destaques do programa da Semana do Mar 2015. O encontro, com trabalhos dinamizados durante a manhã, decorre no auditório da APSS.

A sessão de abertura, às 10h00, está a cargo do presidente do Conselho de Administração da APSS, Vítor Caldeirinha, a que se segue uma primeira intervenção com o tema “Ensino Superior e Economia Azul”, pelo presidente do Instituto Politécnico de Setúbal, Pedro Dominguinhos.

“Formação e Empregabilidade em Setúbal”, pela diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Setúbal, Maria do Carmo Guia, e “Qualificações nas profissões do Mar em Setúbal”, pelo coordenador do FOR-MAR, Carlos Serôdio, são outras apresentações agendadas no primeiro período da manhã.

O seminário prossegue às 11h30 com as intervenções “A mudança como oportunidade para a valorização profissional”, por Célia Ferreira, da Atlantic Ferries, e “Ação formadora para a eficiência portuária”, a cargo de António Gomes, piloto da APSS.

O “empreendedorismo na aquicultura”, pelo biólogo José Pereira, dá tema à última apresentação do seminário “Educação e Formação Marítima e Portuária”, cuja sessão de encerramento, às 12h30, é conduzida por Seixas da Fonseca, administrador da APSS.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign