11 de Dezembro de 2017
15º
max. 17º
min. 12º
notícias
iniciativas em destaque
seminário 30 de Maio de 2016
Encontro discute energia sustentável

Um encontro para apresentação e reflexão sobre o PAESS – Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Setúbal realiza-se a dia 6, de manhã, no Fórum Municipal Luísa Todi. 

O Seminário PAESS, a decorrer das 09h30 às 13h30, é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal no âmbito do Pacto de Autarcas e insere-se nas comemorações do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho.

O município de Setúbal reconhece a importância da ação local nas medidas de prevenção, mitigação e adaptação às alterações climáticas, o que motivou a subscrição do Pacto de Autarcas.

Neste contexto, a autarquia assumiu um papel de liderança na prossecução do desenvolvimento sustentável, nas suas dimensões económica, ambiental e social, bem como na promoção de medidas de eficiência energética para a economia familiar.

Estas medidas consubstanciam-se num projeto estratégico, o Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Setúbal, que, como determina o Pacto de Autarcas, tem como objetivo reduzir até 2020 as emissões de dióxido de carbono do concelho em mais de 20 por cento, tomando como referência o ano de 2011.

O Seminário PAESS, que se realiza no âmbito da implementação deste plano, tem início às 09h30, no Fórum Municipal Luísa Todi, contando, na abertura, com as presenças da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e de Claire Baffert, do Secretariado do Pacto de Autarcas, neste caso videoconferência.

Segue-se, às 11h15, uma fase de apresentações com Borges Gouveia, da Energaia – Agência de Energia da Câmara Municipal de Gaia, que aborda a implementação do Pacto de Autarcas, e Demétrio Alves, da Comissão Executiva da Área Metropolitana de Lisboa, que apresenta o Plano de Mobilidade Metropolitano.

No mesmo painel, António Júlio Ferreira, da empresa DMF Engenharia e Reabilitação, aborda o tema da Reabilitação Urbana e Eficiência Energética e, por fim, a autarquia apresenta o Plano de Ação para a Energia Sustentável do Município de Setúbal

A sessão de encerramento, prevista para as 13h30, está a cargo do vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Setúbal, Manuel Pisco.

O Seminário PAESS é aberto a toda a população, mediante inscrição gratuita até 3 de junho, no Serviço de Protocolo e Relações Públicas, pelo telefone 265 541 624 ou pelo email: sprp@mun-setubal.pt.

O evento inclui atividades paralelas que se realizam da parte da tarde, entre as 14h30 e as 17h30, no auditório do Ninho de Novas Iniciativas Empresariais de Setúbal, localizado no Mercado do Livramento.

Trata-se de um conjunto de workshops destinados às empresas, divididas em três grupos de trabalho para analisarem temas como eficiência energética e fontes de energia endógenas e renováveis, compras verdes, selo verde, incentivos económicos e formação, planeamento, infraestruturas, mobilidade e transportes.

Após as sessões de trabalho, os grupos reúnem-se para uma sessão final de discussão, marcada para as 16h30.

As inscrições para os workshops dirigidos às empresas devem ser feitas, igualmente, até 3 de junho, para os mesmos contactos.

No âmbito do Pacto de Autarcas, ao qual Setúbal formalizou a adesão no ano passado, a Câmara Municipal realiza ainda, entre 31 de maio e 17 de junho, sessões públicas, uma por freguesia, de sensibilização da população para a adoção de medidas promotoras do desenvolvimento ambientalmente sustentável do concelho.

O ciclo, cuja primeira reunião no dia 31, às 21h00, na sede da Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, tem a finalidade de divulgar junto da população os objetivos do Pacto de Autarcas.

Depois de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra, o ciclo de reuniões, sempre com início às 21h00, continua na sede da Junta de Freguesia do Sado a 2 de junho, seguindo-se o auditório do Mercado do Livramento, na União das Freguesias de Setúbal, dia 8.

As duas últimas sessões públicas estão agendadas para Azeitão, em local a anunciar em breve, no dia 15, e para a sede da Junta de Freguesia de S. Sebastião, a 17.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign