22 de Outubro de 2017
11º
max. 20º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
ambiente 12 de Fevereiro de 2014
Encontro discute proteção da Arrábida

“Da Prevenção à Preservação” é o título de um seminário dedicado ao Parque Natural da Arrábida que decorre no dia 28, no Fórum Municipal Luísa Todi, em Setúbal, e inclui uma visita de campo àquela área protegida.

O encontro, gratuito e aberto a todo o público interessado, conta com a participação de representantes de várias entidades com atividade na Arrábida, direta ou indiretamente relacionadas com a preservação do território ou a prevenção de incidentes, nomeadamente de incêndios.

A iniciativa é organizada pelas câmaras municipais de Setúbal, Palmela e Sesimbra, pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Arrábida.

As presidentes da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do ICNF, Paula Sarmento, intervêm na sessão de abertura, às 09h30. Trinta minutos antes, o secretariado do seminário é aberto ao público.

O Painel I, moderado pelo vereador da Câmara Municipal de Sesimbra com o pelouro da Proteção Civil e a pasta da Agenda Local 21, Francisco Luís, tem início às 10h00, com a intervenção “Planeamento e Preservação do Território”, a cargo de um representante do Departamento de Conservação da Natureza e Florestas de Lisboa e Vale do Tejo.

O painel prossegue com as alocuções “Plano Intermunicipal de Defesa da Floresta”, pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da Arrábida, e “Vigilância e Prevenção”, pela GNR.

No final destas intervenções decorre um período de debate, seguido, às 11h00, de uma pausa para café.

O Painel II, moderado pelo presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, tem início às 11h15, com “Ações do Exército na Defesa da Floresta Contra Incêndios”, numa exposição da responsabilidade do Regimento de Engenharia n.º 1 da Pontinha.

A Marinha, através de um representante dos Fuzileiros, apresenta uma intervenção sobre “Vigilância da Costa e da Floresta”, enquanto a Autoridade Nacional de Proteção Civil intervém com a alocução intitulada “Articulação de Meios e os Recursos do Combate aos Incêndios Florestais”.

“A Visão do Sistema na ótica do proprietário” é o título da intervenção a cargo da Associação Nacional de Proprietários Rurais, Gestão Cinegética e Biodiversidade, a qual encerra o segundo e último painel temático, assim como os trabalhos do seminário durante o período da manhã.

Após o almoço, os participantes que demonstrem interesse realizam, gratuitamente, a partir das 14h30, uma visita de campo ao Parque Natural da Arrábida.

Os interessados em participar no seminário e na visita de campo devem preencher a ficha de inscrição disponível em www.mun-setubal.pt/v3/Seminario/Default.aspx e remeter o documento até ao dia 25 para o endereço smpc@mun-setubal.pt.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign