17 de Outubro de 2017
17º
max. 21º
min. 14º
notícias
iniciativas em destaque
escolas 27 de Novembro de 2014
Encontro junta escolas e padrinhos

Rosa Mota, Helena Coelho e a Casa Ermelinda Freitas foram algumas das individualidades e instituições que participaram no dia 26, ao início da noite, no Hotel do Sado, no relançamento de um projeto de apadrinhamento de escolas do concelho.

“Uma Escola, Um Amigo”, projeto que a Câmara Municipal de Setúbal lançou em 2005 para aproximar figuras públicas e instituições da comunidade escolar, recebeu uma dinâmica renovada, com um encontro em que padrinhos e representantes de estabelecimentos de ensino da rede setubalense trocaram ideias para o desenvolvimento de atividades em conjunto.

“Trata-se de um projeto de educação para a cidadania e também de participação cidadã”, sublinhou a presidente da Autarquia, Maria das Dores Meira, durante o encontro que recebeu dezenas de figuras públicas, de representantes de instituições e de elementos das escolas apadrinhadas e no qual também marcou presença o vereador com o pelouro da Educação, Pedro Pina.

“Hoje assinalamos o revigoramento de ‘Uma Escola, Um Amigo’ com outros intervenientes”, acrescentou a autarca, referindo-se às naturais entradas e saídas de que a extensa lista de padrinhos, com perto de uma centena de nomes, foi alvo neste relançamento do projeto.

Uma das principais finalidades do projeto é permitir o contacto dos jovens com personalidades do mundo do trabalho, da cultura, do desporto e das artes no sentido de despertar vocações, interesses, projetos de vida.

Para tal, a Câmara Municipal convidou, como em 2005, empresas, instituições, personalidades e figuras públicas, de diferentes quadrantes sociais, para apadrinhamento de estabelecimentos de ensino e agrupamentos de escolas do concelho de Setúbal.

“De acordo com os projetos educativos e planos anuais de atividades das escolas e as características e disponibilidades de cada padrinho, serão programadas visitas de estudo, encontros, exposições, passeios, festas ou convívios, assim como palestras, seminários, dramatizações e visionamento de filmes. E serão ainda partilhadas histórias de vida”, complementou Maria das Dores Meira.

No encontro do dia 26, precisamente por ter o objetivo de promover o contacto entre escolas e padrinhos, havia várias iniciativas por definir.

Sandra Martim, representante da Microsoft, instituição madrinha da Escola Secundária de Bocage, aproveitou para estabelecer o primeiro contacto com o diretor daquele estabelecimento de ensino. “Ainda estamos numa fase embrionária desta nova parceria”, observou. “Este encontro é o ponto de partida para perceber o que se poderá construir em conjunto com a Escola Secundária de Bocage.”

Outros padrinhos, porém, já começaram a envolver-se ativamente no quotidiano dos estabelecimentos a que se associaram.

A SOPAC reformulou os jardins da EB1 dos Arcos e ofereceu bilhetes aos alunos para um musical em Lisboa, enquanto a Casa Ermelinda Freitas deu um apoio financeiro à Escola Secundária de Bocage para a aquisição de equipamento desportivo.

A Cruz Vermelha, através de uma parceria com uma marca de produtos desportivos, prepara-se para oferecer muito em breve centenas de pares de ténis a alunos da EB1 dos Pinheirinhos.

O envolvimento social de figuras públicas está presente na própria imagem do projeto. O hino de “Uma Escola, Um Amigo” foi criado por Toy, que o gravou juntamente com o Coral Infantil de Setúbal, enquanto a cantora Piedade Fernandes criou o logotipo do projeto.

“Este tem sido um dos mais importantes projetos no que à comunidade educativa diz respeito”, frisou Maria das Dores Meira. “Desde a edição de livros, festas com artistas, até tantas outras iniciativas, figuras públicas e empresas têm-se substituído ao Poder Central nas responsabilidades que tem para com as crianças e os jovens que frequentam o sistema de ensino.”

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign