20 de Julho de 2018
19º
max. 26º
min. 17º
notícias
iniciativas em destaque
tertúlias 28 de Outubro de 2013
Encontros falam de Agostinho da Silva

O ciclo de tertúlias em torno de Agostinho da Silva é retomado com um conjunto de sessões temáticas em novembro e dezembro, aos sábados à tarde, das 16h00 às 18h00, na Casa Bocage.

O ciclo “Em torno de Agostinho da Silva na Casa Bocage II”, organizado numa parceria entre a Câmara Municipal e a Associação Agostinho da Silva, conta com a participação de investigadores e divulgadores da obra agostiniana e da cultura portuguesa.

A primeira sessão do ciclo de tertúlias em torno de Agostinho da Silva, no dia 2, é dinamizada por Paulo Borges, que, na ocasião, apresenta o seu livro “É a Hora! A mensagem da ‘Mensagem’ de Fernando Pessoa”.

O evento cultural agendado para a Casa Bocage continua no dia 30, com a sessão “Agostinho da Silva: uma grande biografia e uma grande herança”, conduzida por João Ferreira.

O ciclo de tertúlias encerra a 14 de dezembro, com “Agostinho da Silva e António Quadros: Saudades do Futuro”, por Maurícia Teles, encontro que inclui o lançamento da revista Nova Águia, n.º 12, dedicado a António Quadros, noventa anos depois do nascimento e vinte após a morte, por Renato Epifânio.

George Agostinho Baptista da Silva nasceu no Porto a 13 de fevereiro de 1906 e morreu a 3 de abril de 1994, Domingo da Ressurreição, sendo considerado um dos pensadores mais originais e vanguardistas do século XX.

Em 1924 ingressou na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, primeiro em Filologia Românica, depois em Filologia Clássica. Durante a licenciatura colaborou com a “Ação Académica”, publicação monárquica portuense, e com “A Águia”, célebre revista da “Renascença Portuguesa”, na qual, entre outros, se destacaram o poeta Teixeira de Pascoaes e o filósofo Leonardo Coimbra.

Agostinho da Silva desdobrou o seu talento em vários domínios como a filosofia, filologia, pedagogia, história, tradução, novelística e crítica literária, bem como na área da poesia, área em que deixou uma obra significativa, da qual estão por publicar muitos inéditos.
 

outros sites

anterior

anterior

Informação Municipal
Setúbal pode ficar mais perto de si por correio, telemóvel ou por e-mail.
imagem da semana

vídeo da semana
associativismo
APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign