23 de Outubro de 2017
21º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
turismo 01 de Abril de 2012
Enologia inspira atividades

Um passeio cicloturístico e um circuito enoturístico, organizados no âmbito do projeto municipal “Viva o Vinum”, para promoção dos vinhos da Península de Setúbal, decorrem este mês.

O passeio cicloturístico, a realizar no dia 14, tem início às 10h00 em frente do Palácio dos Duques de Aveiro, na Praça da República, em Vila Nogueira de Azeitão, prosseguindo com uma visita ao Museu Sebastião da Gama, às oliveiras milenares do Azeitão Bacalhoa Parque e ao Museu do Queijo, na Quinta Velha, onde decorre uma degustação de queijo de Azeitão.

O itinerário continua com visitas guiadas à Fábrica de Azulejos de S. Simão e à Adega Cooperativa de Palmela, local que reserva aos participantes uma prova de vinhos e um almoço típico.

O passeio, com almoço e aperitivos incluídos, custa 25 euros. Os ciclistas, que devem ser maiores de 18 anos, podem participar com bicicleta própria ou solicitar o aluguer, no valor de 15 euros.

O almoço, antecedido de uma visita guiada pelo enólogo da adega, inclui pão e queijo da região, sopa caramela e doce regional, acompanhados por vinho da Adega de Palmela.

Os interessados em participar exclusivamente no almoço típico pagam dez euros, enquanto às crianças até aos 12 anos são cobrados cinco euros.

O circuito enoturístico está reservado para dia 21, com início previsto para as 10h30 e chegada às 18h30, e os participantes são acompanhados por um escanção que dará dicas e sugestões para se apreciar corretamente um bom vinho.

O circuito, com partida de autocarro na Casa da Baía, inclui uma visita à Herdade da Gâmbia, onde decorre um almoço com um menu composto de entradas à base de queijos da região e pastas de ervas, sopa de peixe à moda de Setúbal, favas ricas à portuguesa ou pernil de porco assado na lenha acompanhado de batatinhas temperadas com ervas aromáticas.

Os pratos são servidos com vinho branco ou tinto da própria herdade. Para sobremesa é possível optar entre pudim de leite, doce de laranja e limão ou fruta.

Após o almoço, o passeio segue para as adegas Hélder Manuel Palhoça, Marcolino Freitas e Freitas e Palhoça, onde os visitantes terão oportunidade de conhecer cada local e degustar os diferentes vinhos, sempre com explicações dos respetivos produtores.

Mais informações disponíveis na Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi, em Setúbal, ou através do telefone 265 545 010 ou do endereço gatur@mun-setubal.pt.

O projeto “Viva o Vinum”, apresentado oficialmente no final de março, em Lisboa, é organizado pela Câmara Municipal de Setúbal e procura dinamizar um conjunto de alargado de eventos que promovam os vinhos dos vários produtores da Península de Setúbal, associando as degustações vínicas a diferentes experiências sensoriais, culturais e de lazer.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign