23 de Outubro de 2017
17º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
audições 11 de Setembro de 2014
Ensemble inovador procura jovens

O Ensemble Juvenil de Setúbal, projeto de cariz inclusivo, destinado a jovens talentosos, em diferentes géneros musicais, com ou sem deficiências, está a receber candidaturas para a segunda fase de audições.

As inscrições para as audições do Ensemble Juvenil de Setúbal decorrem até 30 de setembro, podendo os interessados apresentar as candidaturas através do endereço ensemblejuvenildesetubal@gmail.com ou através do contacto 913 982 988.

As audições, agendadas para 10 e 11 de outubro, em horário e local a definir, começam com uma apresentação musical de dez a 15 minutos, com excerto de diferentes peças escolhidas pelos candidatos, seguida de entrevista.

Os jovens com formação clássica devem ser acompanhados por um pianista, enquanto os candidatos com experiência em música tradicional devem ser acompanhados por um professor ou pelo percussionista Fernando Molina.

Já os candidatos com necessidades especiais são selecionados num processo de acompanhamento a decorrer nos mesmos dias, a 10 e 11, liderado pelo professor Pedro Condinho.

O Ensemble Juvenil de Setúbal, agora em formação, vai interpretar um reportório que reúne diferentes géneros musicais, nomeadamente tradicional, clássica, tecnológica e jazz.

O projeto é desenvolvido no âmbito do Festival de Música de Setúbal, evento que junta a comunidade local com músicos experientes e profissionais para a apresentação de vários espetáculos públicos.

O projeto, desenvolvido com os apoios da Câmara Municipal de Setúbal e do programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, da Fundação Calouste Gulbenkian, tem como diretor artístico Ian Ritchie, igualmente diretor do Festival de Música de Setúbal, e, como orientadores, os músicos Pedro Carneiro, Pedro Condinho e Fernando Molina.

Com o objetivo de refletir a realidade da atividade musical da comunidade setubalense, vai incluir na formação percussionistas de tradição africana e latino-americana, instrumentistas clássicos, músicos de jazz e jovens com deficiência, estes últimos a aprender música com recurso a tecnologia de apoio.

O ensemble, que poderá assumir o formato de pequena orquestra juvenil, está orientado para jovens dos 15 aos 25 anos, embora estes limites sejam flexíveis, de acordo com o talento demonstrado nas audições.

O Ensemble Juvenil de Setúbal vai proporcionar igualmente trabalho regular a compositores, característica típica das orquestras, a que, neste caso, se acrescenta a necessidade de formar um reportório com obras especialmente criadas ou arranjadas para o formato original do conjunto, que reúne diferentes géneros musicais.

Os candidatos selecionados para o ensemble vão privar com músicos experientes e profissionais, além de atuarem em eventos de maior dimensão.

Os jovens captados para o grupo podem e devem ter aspirações ao nível profissional na área da música.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign