18 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 1º
notícias
iniciativas em destaque
música 23 de Junho de 2014
Ensemble procura jovens talentosos

O Ensemble Juvenil de Setúbal, projeto de cariz inclusivo, destinado a jovens talentosos, em diferentes géneros musicais, com ou sem deficiências, está a receber candidaturas de inscrições até dia 30.

Desenvolvido no âmbito do Festival de Música de Setúbal, evento que junta a comunidade local com músicos experientes e profissionais para a apresentação de vários espetáculos públicos, o Ensemble Juvenil de Setúbal, agora em formação, vai interpretar um reportório que reúne diferentes géneros musicais, nomeadamente tradicional, clássica, tecnológica e jazz.

O projeto, criado através da A7M – Associação Festival de Música de Setúbal e apoiado pela The Helen Hamlyn Trust, pela Câmara Municipal de Setúbal e, através do programa PARTIS – Práticas Artísticas para a Inclusão Social, pela Fundação Calouste Gulbenkian, tem como diretor artístico Ian Ritchie, igualmente diretor do Festival de Música de Setúbal, e, como orientadores, os músicos Pedro Carneiro, Pedro Condinho e Fernando Molina.

Com o objetivo de refletir a realidade da atividade musical da comunidade setubalense, vai incluir na formação percussionistas de tradição africana e latino-americana, instrumentistas clássicos, músicos de jazz e jovens com deficiência, estes últimos a aprender música com recurso a tecnologia de apoio.

O ensemble, que poderá assumir o formato de pequena orquestra juvenil, está orientado para jovens dos 15 aos 25 anos, embora estes limites sejam flexíveis, de acordo com o talento demonstrado nas audições.

As inscrições decorrem até dia 30, podendo os interessados apresentar as candidaturas através do endereço ensemblejuvenildesetubal@gmail.com ou do telefone 913 982 988.

As audições realizam-se a 10 e 11 de julho, em horário e local a anunciar em tempo oportuno.

Cada audição começa com uma apresentação musical de dez a 15 minutos, com excerto de diferentes peças escolhidas pelos candidatos e acompanhadas por um pianista, no caso dos jovens com formação clássica, ou por um professor ou pelo percussionista Fernando Molina, no caso dos jovens com experiência em música tradicional.

O Ensemble Juvenil de Setúbal vai proporcionar igualmente trabalho regular a compositores, característica típica das orquestras, a que, neste caso, se acrescenta a necessidade de formar um reportório com obras especialmente criadas ou arranjadas para o formato original do conjunto, que reúne diferentes géneros musicais.

Os candidatos selecionados para o ensemble vão privar com músicos experientes e profissionais, além de atuarem em eventos de maior dimensão, sendo que os jovens captados para o grupo podem e devem ter aspirações ao nível profissional na área da música.

A ficha de inscrição está disponível em www.festivalmusicadesetubal.com.pt e na página de Facebook do Festival de Música de Setúbal.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign