17 de Dezembro de 2017
max. 12º
min. 2º
notícias
iniciativas em destaque
proteção 06 de Maio de 2014
Equipa internacional testa tecnologia

Uma equipa com peritos do Centro Comum de Investigação europeu e elementos do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal realiza no dia 7, de manhã, um teste num equipamento do protótipo de dispositivo de alerta de tsunami instalado na cidade.

A operação da equipa internacional, liderada pelo investigador Alessandro Annunziato, testa uma tecnologia de medição das variações do nível do mar que integra o sistema experimental capaz de detetar antecipadamente a ocorrência de tsunami e alertar as populações em caso de emergência.

No exercício, a realizar no Molhe da Secil, a partir das 10h00, os investigadores simulam no equipamento um cenário de mudança abrupta do nível do mar. O objetivo é estudar o comportamento da tecnologia, nomeadamente na transmissão de dados para os vários locais interligados neste dispositivo.

O dispositivo de alerta de tsunami é desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação, organismo da Comissão Europeia, em colaboração com a Câmara Municipal de Setúbal, a Proteção Civil, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra e a empresa Hidromod, que instalou o equipamento em 2011.

O dispositivo de alerta, com um painel informativo no Parque Urbano de Albarquel e várias estações de controlo, integra um Modelo Global de Propagação de Ondas Tsunami, desenvolvido pelo Centro Comum de Investigação no contexto do Sistema de Coordenação e Alerta Global de Desastres.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign