15 de Dezembro de 2017
12º
max. 16º
min. 8º
notícias
iniciativas em destaque
esclarecimento 28 de Agosto de 2015
Esclarecimento: juniores do Vitória

A Câmara Municipal de Setúbal manifesta indignação e estranheza em relação a notícias recentes sobre a impossibilidade de a equipa de juniores do Vitória Futebol Clube realizar em Setúbal os jogos na condição de visitado, a última das quais publicada na edição de 28 de agosto do jornal A Bola.

Por decisão da sua direção, a equipa de juniores do Vitória Futebol Clube joga, desde o ano passado, as partidas em casa no concelho de Palmela, primeiro no Pinhal Novo e agora em Palmela. Neste último caso no âmbito de um protocolo assinado com a empresa municipal Palmela Desporto, que implica, como contrapartida, o pagamento de um montante por parte do clube.

O Vitória Futebol Clube dispõe de um campo de futebol localizado na zona da Várzea, em Setúbal, que, até há dois anos, foi utilizado para os jogos dos escalões de formação, incluindo os juniores. A infraestrutura desportiva podia continuar a servir para esse fim, uma vez que os regulamentos da Federação Portuguesa de Futebol o permitem, assim o espaço fosse devidamente cuidado, nomeadamente o piso.

Não é verdade que o relvado do Complexo Municipal de Atletismo de Setúbal, na zona do Vale da Rosa, tenha alguma vez sido usado para jogos da equipa de juniores, como o jornal A Bola refere na sua edição de 28 de agosto, num artigo que publicou sem a preocupação de ouvir a Câmara Municipal de Setúbal, ao contrário do que dizem as regras por que se rege a atividade jornalística.

O Município esclarece que possibilitou, na última época desportiva, por protocolo, a utilização, sem qualquer contrapartida financeira, dessas instalações, mas apenas para treinos da formação sénior do Vitória Futebol Clube. No âmbito desse acordo, o clube devia assegurar a manutenção regular do relvado, compromisso que não respeitou.

Já este ano, a equipa de juniores de futebol efetuou jogos de treino no recinto do Campo Municipal da Várzea intervencionado recentemente, que se encontra cedido por protocolo ao Clube Desportivo “Os Pelezinhos”. A Autarquia mantém a intenção de prosseguir a requalificação da infraestrutura desportiva, operação que inclui, como anunciado, a beneficiação do outro campo existente.

A Câmara Municipal de Setúbal, consciente da relevância do Vitória, instituição centenária que desempenha um papel fundamental à vida do município, tem, ao longo dos anos, prestado um conjunto de apoios e assumido diversas parcerias, mas não deve ser-lhe assacada a responsabilidade de criar as condições para que o clube desenvolva a sua prática desportiva.

A Autarquia está a proceder à requalificação da Sala de Troféus Josué Monteiro, disponibilizando, a tempo inteiro, técnicos especializados, projeto que permite recuperar um espaço museológico cujo espólio, antes desta intervenção, se encontrava num estado de total deterioração.

No Estádio do Bonfim, além da cedência de materiais, como tintas, para beneficiações gerais, a Autarquia tem ainda concretizado o levantamento do estado de instalações utilizadas por modalidades amadoras, com vista a futuras intervenções.

A Câmara Municipal de Setúbal continua disponível para apoiar e respeitar o Vitória Futebol Clube, uma das mais antigas e significativas instituições do município, mas rejeita pressões feitas com a intenção de pôr em risco uma relação institucional importante para o concelho.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign