23 de Outubro de 2017
20º
max. 26º
min. 10º
notícias
iniciativas em destaque
sustentabilidade 05 de Fevereiro de 2013
Escola inaugura equipamento ecológico

Um equipamento de retenção de águas pluviais para rega, projeto inovador a nível nacional de boas práticas ambientais em estabelecimentos de ensino, é inaugurado no dia 7, às 15h30, na Escola Secundária D. Manuel Martins.

O equipamento, instalado junto de um dos edifícios do recinto escolar, funciona como uma cisterna de retenção de águas pluviais que passa a estar integrada no sistema de rega existente naquela escola para utilização nas várias áreas ajardinadas e canteiros de flores.

A medida ecológica adotada pela Escola Secundária D. Manuel Martins permite o aproveitamento de águas pluviais e posterior utilização na rega, em detrimento da água proveniente de um furo de captação subterrâneo, ação que proporciona, igualmente, uma poupança energética assinalável.

O projeto, desenvolvido ao longo de quatro anos, foi dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, que construiu a base de sustentação do equipamento e efetuou as ligações de tubagens ao sistema de rega da escola, e as empresas Secil, Lisnave e Construções 3P.

Na cerimónia de inauguração, é hasteada, pelo décimo segundo ano consecutivo na Escola Secundária D. Manuel Martins a bandeira verde “Eco-Escolas”, atribuída pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa.

O prestigiado galardão volta a distinguir o estabelecimento de ensino por iniciativas e trabalhos dinamizados ao longo do ano letivo em prol de um ambiente mais sustentável.

No encontro é ainda apresentado o plano de atividades a dinamizar ao longo do ano letivo 2012/13 no âmbito do “Eco-Escolas”, programa internacional que pretende encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pelos estabelecimentos de ensino na área da educação ambiental.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign