25 de Abril de 2018
15º
max. 22º
min. 12º
notícias
iniciativas em destaque
jardinagem 13 de Abril de 2018
Escola participa em campanha verde

Alecrins e juniperus embelezam um dos canteiros exteriores da Escola Secundária D. Manuel Martins, plantados no dia 13 por alunos no âmbito de campanha promovida pela Câmara Municipal de reabilitação de espaços verdes do concelho, a decorrer até dia 22.

No dia 13 foi a vez de a Escola Secundária Dom Manuel Martins receber a campanha “Seja Jardineiro Por um Dia!”, com mais de duas dezenas de alunos do 8.º ano a deitar mãos à obra para embelezar um dos canteiros, com cerca de trinta metros quadrados, existente no exterior do estabelecimento de ensino.

Para a maior parte dos 22 alunos que desde as oito e meia da manhã abraçam o desafio de ser jardineiro a tarefa não é novidade. Até porque a grande maioria faz parte do Clube do Ambiente Viva a Terra. Para outros, a jardinagem é uma estreia. Mas todos se entreajudam pois o bem é comum.

Preparado o canteiro com manta geotêxtil anti-infestante, os alunos, divididos em equipas com diferentes funções, começam por cortar o pano e abrir os buracos para receber a meia centena de espécimes, alecrins e juniperus, produzidos nos viveiros da autarquia, nas Amoreiras.

A ação de jardinagem é acompanhada por técnicos da Câmara Municipal de Setúbal e da Junta de Freguesia de São Sebastião, bem como por docentes da Escola Secundária Dom Manuel Martins, que apoiam a iniciativa e ajudam os alunos em questões técnicas relacionadas com a plantação.

“Atenção!”, adverte o professor Carlos Cunha, coordenador do Viva a Terra, aquando da plantação de um alecrim. A chamada de atenção é para Tomás e Gonçalo mas serve para todo o grupo. “Quando põem a planta, certifiquem-se de que a manta geotêxtil fica para cima e não enterrada.”

Enquanto uns cortam os locais assinalados com um “x” para receber as plantas, outros tratam de remover os excessos de terra da manta, que, posteriormente, é revestida, com estilha vegetal, composta por restos de madeiras trituradas resultantes da poda de árvores no concelho.

Carlos Cunha salienta que a participação da Escola D. Manuel Martins na iniciativa desenvolvida no âmbito da campanha “Seja Jardineiro Por um Dia!”, do programa municipal “Rio Azul, Cidade Verde”, faz todo o sentido. “Por um lado, somos uma ecoescola e é normal trabalharmos estas matérias, depois, precisávamos deste espaço reabilitado.”

Após a reabilitação do espaço verde, segue-se, em maio, no âmbito da campanha municipal “Setúbal Mais Bonita”, o apetrechamento do canteiro com um sistema de rega automática, com água fornecida por um furo de captação e pelo depósito de recolha de águas pluviais instalado no recinto escolar.

Igualmente para maio e no âmbito da campanha de embelezamento municipal, avança a requalificação de um talude na Avenida António Sérgio, nas imediações da ES D. Manuel Martins, espaço que é requalificado com a pintura de um muro e embelezado com novos arbustos.

A iniciativa da manhã de dia 13, que contou com a participação do presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, esteve integrada nas ações escolares do “Seja Jardineiro Por Um Dia!”, realizadas esta semana nas escolas básicas de Gâmbia e da Azeda, e que prosseguem na próxima.

Além das escolas, a campanha de jardinagem contempla intervenções de transformação de espaços devolutos do concelho em pequenos jardins neste fim de semana e no próximo, que têm início já este sábado, em locais como as ruas António Maria de Carvalho, Augusto António Coelho e do Fisco, todas na freguesia de Azeitão.

No dia 14, o “Seja Jardineiro Por Um Dia!” vai também ao território da freguesia de São Sebastião, com ações na Bela Vista, dinamizadas no âmbito do programa Nosso Bairro, Nossa Cidade, e à União das Freguesia de Setúbal, com intervenções em locais como o Jardim de Vanicelos e as ruas Afonso do Paço e Augusto Nobre.

O “Seja Jardineiro Por Um Dia!” continua com ações no espaço público e também nas escolas, como são o caso da Escola Básica da Brejoeira, no dia 16, da EB n.º 3 do Faralhão, a 17, e da EB de São Gabriel, a 18.

No espaço público, a campanha de jardinagem vai ainda, no dia 21, às estradas da Morgada e do Faralhão e à Rua Alves Redol, na freguesia do Sado, e à Praça do Brasil e à Rua do Mormugão, na União das Freguesias de Setúbal, enquanto a 22 decorre na Quinta da Amizade, no território de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.

APOIOS

AMRS
Setúbal é um Mundo
Câmara Municipal de Setúbal. ©
Todos os direitos reservados

website concebido por dodesign